Santo Ângelo está testemunhando o nascimento de uma parceria sólida envolvendo o Governo Municipal, o Ministério Público (MP) local e a Faculdade Santo Ângelo (FASA) para fomentar projetos de desenvolvimento nas áreas de meio ambiente, do meio rural, inovação e tecnologia e de mobilidade urbana. Tomando como modelo a soma de esforços com as outras instituições de ensino superior de Santo Ângelo e da região, a parceria prevê a qualificação técnica, troca de conhecimentos e transferência de tecnologia em setores essenciais para o desenvolvimento.
O termo de cooperação foi discutido na tarde desta quarta-feira, 03, no gabinete do prefeito Jacques Barbosa, durante reunião entre os parceiros, e deve estar formatado nas próximas semanas, envolvendo as secretarias municipais de Agricultura, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; o MP de Santo Ângelo e a direção da FASA.
“A proposta é pensar projetos em conjunto em áreas de relevância como o meio ambiente, desenvolvimento rural e inovação. São setores que precisam da participação da FASA, fomentando o empreendedorismo para a geração de emprego e renda, e fixando o homem no meio rural”, afirmou o prefeito Jacques, relatando uma série de projetos e programas do Governo Municipal nas áreas do desenvolvimento rural, meio ambiente, com ênfase no Plano de Saneamento Básico Rural, escolhido pelo Conselho Nacional do Ministério Público como o terceiro melhor do país.
O diretor Administrativo da FASA, Maicon Rossetto, diz que a faculdade quer contribuir para o desenvolvimento do município. “Queremos nossos cursos, nossos professores e nosso espaço para uma parceria efetiva como Governo Municipal, com o Ministério Público e com Santo Ângelo. Temos pessoas e intenções positivas para a cidade”, declarou.
Segundo ele, a FASA oferece atualmente doze cursos e, em breve, mais quatro serão disponibilizados (Educação Física, Psicologia, Direito e Odontologia), cerca de 600 acadêmicos e mais de cem colaboradores, entre docentes e colaboradores.
NASCENTES
A promotora de Justiça Especializada Paul Mohr e o coordenador do Escritório de Interiorização de Estratégia do MP, André Jacó Schnorremberger, manifestaram a intenção de selar a parceria para atuar no mapeamento e preservação das nascentes.
RURAL
No setor do desenvolvimento rural, a FASA indicou a introdução em Santo Ângelo de um programa de incentivo à produção do lúpulo – planta utilizada na fabricação da cerveja -, nas pequenas propriedades rurais. A produção teria mercado garantido e com o abastecimento da Faculdade da Cerveja da própria FASA, o MBA em Tecnologia da Produção Cervejeira, projeto
pioneiro da instituição no Rio Grande do Sul. Conforme o professor, diretor Administrativo e Estratégico da FASA, Graziano Tolfo, é necessária a realização de um estudo técnico de viabilidade para a elaboração de um programa abrangente para o setor.
MOBILIDADE
Uma boa notícia anunciada por Graziano é o fechamento de parceria da FASA com uma montadora latino-americana de veículos elétricos para instalação em Santo Ângelo. De acordo com o diretor, são veículos de pequeno porte, urbanos e com amplo mercado. Segundo ele, a transferência de tecnologia entre a faculdade e a indústria deve ser firmada nas próximas semanas.
PLEITOS
Na reunião, a direção solicitou ao prefeito Jacques Barbosa a realização de obras de infraestrutura no acesso ao antigo Seminário Sagrada Família, área onde está instalada a faculdade, como asfaltamento e modernização do sistema de iluminação pública.
PRESENÇAS
Também participaram da
reunião os secretários municipais João Baptista Santos da Silva
(Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação), Francisco da Silva Medeiros
(Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e Álvaro Uggeri Rodrigues
(Desenvolvimento Rural); o diretor de Ensino, Eduardo Martins, Adriano
Maslowski, professor e secretário Acadêmico da FASA; e a coordenadora do
Programa Cidade Empreendedora, Daniele Schneider.