Empresários ligadas à Acisa, Federasul-Missões, CDL e Sindilojas; e lideranças políticas como o deputado estadual Eduardo Loureiro e o prefeito Jacques Barbosa, acompanham diariamente os desdobramentos relacionados ao Aeroporto Regional de Santo Ângelo. Todo dia é assim, com troca de informações acertando detalhes na mobilização para destravar, tanto os ajustes para o voo da GOL até São Paulo, quanto das etapas a serem superadas no projeto maior, que é a ampliação e modernização geral.
Essa sintonia empresarial com a política ficou ainda mais evidente na semana passada, quando juntos atuaram com força na audiência que a Assembleia Legislativa realizou para atualizar, junto ao Departamento Aeroviário do Estado (DAP) e Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC) todas as informações relacionadas ao assunto.
Prefeito Jacques integra comitiva da Famurs na Europa
Na condição de presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), o prefeito Jacques Barbosa foi convidado pela direção da Famurs para integrar uma comitiva em viagem para a Europa.
O embarque deve ser neste final de semana com destino a Portugal e depois Espanha. A assessoria do chefe do Executivo preparou um vasto material de divulgação dos atrativos turísticos e cenários de desenvolvimento de Santo Ângelo e das Missões.
A Famurs não divulgou oficialmente o roteiro dos prefeitos, mas cada presidente de associação terá suas próprias demandas e a da AMM será principalmente abrir o mercado para turistas europeus, já que, a partir de julho o Aeroporto de Santo Ângelo terá voos diretos para São Paulo, o que facilitará a conexão com a Europa.
Afora o aspecto turístico, Jacques Barbosa também deverá prospectar empresas com possibilidades de fazer investimentos em Santo Ângelo ou outros municípios da área de abrangência da AMM.
A viagem deverá se estender até quinta-feira da semana que vem.
Vice assume Executivo intercalando com plantões nos hospitais
É estafante a vida diária de quem é político e médico ao mesmo tempo. É o caso do vice-prefeito de Santo Ângelo, Dr. Volnei Teixeira.
Sempre pronto para substituir o titular na chefia do Executivo, ele precisa conciliar as atividades políticas com a de médico e, tenho certeza, que tem dado prioridade nos atendimento dos pacientes que dele precisam.
Nesta semana, em meio a necessidade de assumir o Executivo em virtude da viagem de Jacques Barbosa à Europa, o Dr. Volnei passou três noites seguidas de plantão em hospitais.
De quinta para sexta-feira o plantão foi no Hospital da Unimed. Ontem à noite, trabalhou de plantonista no Hospital de Carro Largo e hoje volta ao plantão em Santo Ângelo.
Perguntado pela coluna sobre qual o período que tem para descanso, respondeu que a sua prioridade é cuidar da saúde das pessoas, de preferência dos mais idosos, que, às vezes necessitam de atendimento quando menos se espera.
Mesmo na prefeitura, deverá manter sua rotina plantonista na semana que vem.
É um belo exemplo de dedicação pública!.
Acidente simulado na ERS-344 e assalto no Banco do Brasil
Não fossem os acidentes, em sua maioria, síntese de tragédias e dores familiares, daria para dizer que o “acidente” simulado montado pelo Corpo de Bombeiros na ERS-344 na tarde de quinta-feira foi um sucesso.
Tendo à frente o tenente Thiago Rodrigues, que traçou todo o roteiro como se fossem cenas de um filme, teve “colisão” frontal numa ultrapassagem mal feita, ônibus da Viação Tiaraju “batendo” num poste e alunos do curso de enfermagem da URI fazendo o papel de “dublês” de “vítimas” gravemente feridas.
Teve até gente com “fratura” no fêmur e viaturas do Samu cantando pneus na corrida em busca de socorro às “vítimas”. E o secretário de Saúde, Dr. Flávio Christensen fez o papel de “socorrista” aos feridos, e segundo avaliação do roteirista tenente Thiago, foi perfeito no seu papel.
Depois do falso acidente, vai ter assalto no Banco do Brasil. Dessa vez o roteiro “cinematográfico” vai ser escrito pela Brigada Militar.
O esperado “ataque” vai acontecer na madrugada de 7 de junho no quadrilátero central da cidade e contra a sede da empresa dos carros-fortes, que fazem a distribuição do dinheiro nas agências.
E vai ter tiro. Mas de festim. Não se sabe ainda se vai ter “mortos e feridos”, mas provavelmente a Brigada Militar vai “correr” com os bandidos, porque não teria sentido fazer uma encenação e perder a “batalha” pra marginalidade.
Subsecretária infectada pelo Coronavírus
Depois de dois anos e alguns meses à frente do combate ao coronavírus, a subsecretária Andréia Bernardi também foi encontrada pelo que ela chamou de “bichinho” invisível.
Em comovente entrevista concedida na quinta-feira ao programa Rádio Visão, a batalhadora enfermeira confessou que sempre temia ser infectada porque em várias noites de plantão no Hospital Santo Ângelo (HSA), ela atendia exatamente na ala de UTIs onde estavam os infectados.
“Nós nunca sabíamos qual era o grau de infecção que atendíamos, mas alguns eram casos muito graves e outros até morreram e a gente tinha uma sensação de impotência diante da morte”, disse a enfermeira.
Ainda que sua experiência tenha sido de infecção leve, ela acusou dores pelo corpo e, como consequência foi atacada de tosse persistente. No mesmo dia da entrevista, ela voltou às atividades na Secretaria de Saúde, prometendo redobrar o esforço para combater o vírus.