domingo, 26 de maio de 2024
Publicado em 09/05/2024 às 16:51

Justiça Eleitoral suspende coleta de biometria em todo o RS

Justiça Eleitoral suspende coleta de biometria em todo o RS
Foto: André Ávila / Agencia RBS

A Corregedoria Geral da Justiça Eleitoral determinou a suspensão do atendimento biométrico até o encerramento do prazo para regularização, alteração de dados e emissão de novos títulos eleitorais em todo o Rio Grande do Sul. A decisão é da noite de quarta-feira (8).

O Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) levou em conta o caráter excepcional que reconhece o estado de calamidade causado pelas cheias que atingem 428 municípios gaúchos, de um total de 497.  O órgão explica que as enchentes impedem, física e tecnicamente, o atendimento presencial pelas unidades da Justiça Eleitoral, inviabilizando a retomada da coleta em tempo hábil.

As pessoas que ainda não realizaram a coleta de dados biométricos ou que ainda devem tirar o primeiro título poderão ser atendidas virtualmente, como as demais que já têm os serviços, sem necessidade de comparecer aos cartórios presencialmente.

A decisão também autorizou a manutenção do serviço de autoatendimento eleitoral exclusivamente para o Rio Grande do Sul até o prazo de prorrogação estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Ainda na semana passada, o plenário do TSE havia autorizado a extensão, por 15 dias, no RS, do prazo de fechamento do cadastro eleitoral, que vencia na quarta-feira (8). Assim, para o eleitorado gaúcho, o último dia para solicitar emissão, regularização, transferência e alteração de dados cadastrais antes das eleições deste ano vai ser 23 de maio. 


Fonte: GZH

Compartilhe essa notícia: