sábado, 22 de junho de 2024
Publicado em 28/05/2024 às 11:15

Serviços de habilitação e registro de veículos do Detran voltam a operar normalmente

Serviços de habilitação e registro de veículos do Detran voltam a operar normalmente
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Com a retomada, ontem (27), do sistema da Procergs, que teve o Data Center desligado em 6 de maio em razão da cheia do Guaíba, que afetou o bairro Praia de Belas, serviços que envolvem habilitação e registro de veículos do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran RS) voltaram a operar normalmente. 

Entre os serviços ligados à habilitação, já podem ser solicitadas a primeira habilitação, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segunda via, mudança de categoria e a inclusão de observação de atividade remunerada (utilizada por motoristas de aplicativo) entre outros agendamentos, conforme o Detran. 

Já serviços voltados para veículos, que incluem registro e emplacamento de veículos novos, transferência de usados, vistorias para substituição de placas perdidas na enchente e alteração de características, por exemplo, também puderam ser retomados. 

Com a religação dos sistemas, Procergs e Detran vão realizar o processo de adequação dos prazos no sistema de multas, que seguem interrompidos por meio de decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Notificações de infrações recebidas antes da enchente podem encaminhar apresentação de condutor, defesa e recursos, mesmo com o prazo interrompido.

Já o pagamento de IPVA, operacionalizado pela Secretaria Estadual da Fazenda, retornou apenas por meio do aplicativo. À medida em que os sistemas forem sendo atualizados, outros meios de pagamento, como no site e rede credenciada, poderão ser aceitos novamente.

No caso do Instituto-Geral de Perícias (IGP), a emissão de RG também segue suspensa e não há prazo determinado. O órgão alega que espera a volta total do sistema para que não haja perda de dados.


Fonte: GZH

Compartilhe essa notícia: