Com a retomada, ontem (27), do sistema da Procergs, que teve o
Data Center desligado em 6 de maio em razão da cheia do Guaíba, que afetou o
bairro Praia de Belas, serviços que envolvem habilitação e registro de veículos
do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran RS) voltaram
a operar normalmente.
Entre os serviços ligados à habilitação, já podem ser solicitadas a primeira
habilitação, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segunda via,
mudança de categoria e a inclusão de observação de atividade remunerada
(utilizada por motoristas de aplicativo) entre outros agendamentos, conforme o Detran.
Já serviços voltados
para veículos, que incluem registro e emplacamento de veículos novos,
transferência de usados, vistorias para substituição de placas perdidas na
enchente e alteração de características, por exemplo, também puderam ser
retomados.
Com a religação dos sistemas, Procergs e
Detran vão realizar o processo de adequação dos prazos no sistema de multas, que seguem interrompidos por meio de decisão do Conselho
Nacional de Trânsito (Contran). Notificações de infrações recebidas antes da
enchente podem encaminhar apresentação de condutor, defesa e recursos, mesmo com o prazo interrompido.
Já o pagamento de
IPVA,
operacionalizado pela Secretaria Estadual da Fazenda, retornou apenas por meio
do aplicativo. À medida em que os sistemas forem sendo atualizados, outros meios
de pagamento, como no site e rede credenciada, poderão ser aceitos novamente.
No caso do Instituto-Geral de Perícias (IGP), a emissão
de RG também segue suspensa e não há prazo determinado. O órgão alega que
espera a volta total do sistema para que não haja perda de dados.