Publicado em 28/06/2024 às 16:43

Em defesa das Apaes numa área muito sensível: a educação

Em defesa das Apaes numa área muito sensível: a educação

Em auxílio às 205 Apaes gaúchas que podem ter seu modelo de ensino da educação inclusiva afetado por uma portaria da Secretaria Estadual de Educação, o deputado estadual Eduardo Loureiro conseguiu botar na mesma mesa três secretários de Estado (Casa Civil, Educação e Saúde), mais o adjunto da Assistência Social e a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Tudo para buscar alternativas que evitem a descontinuidade do trabalho com alunos deficientes matriculados nas escolas das Apaes, já que a Portaria 325 altera até mesmo no tempo de permanência que esses estudantes poderão ficar nas instituições. “O deputado Loureiro foi muito firme em defesa das Apaes, mostrou que a teoria é uma coisa e a realidade do dia-a-dia é muito diferente. Agradecemos muito pelo esforço em organizar a reunião com o governo do Estado”, destacou a presidente da Federação das Apaes no RS Aracy Maria Ledo.

 

Inauguração de nova pavimentação a sítios arqueológicos fortalece turismo, ressalta Loureiro

A nova pavimentação asfáltica no acesso aos sítios arqueológicos de São Lourenço, em São Luiz Gonzaga; e de São João Batista, em Vitória das Missões, fortalece e dinamiza o turismo missioneiro, impulsionando o desenvolvimento regional, destaca o deputado estadual Eduardo Loureiro. As inaugurações ocorrem no próximo sábado dia 29 e domingo, dia 30.

No sábado (29), às 10 horas, ocorre visita ao trecho pavimentado em São Luiz Gonzaga, seguido de almoço no Salão Paroquial da Comunidade de São Lourenço. Já no domingo 30, também a partir das 10 horas, tem visita na estrada pavimentada, seguida de almoço na Esquina Redin, em Vitória das Missões. As atividades estão sendo organizadas pela Associação dos Municípios das Missões (AMM), em parceria com as prefeituras de São Luiz Gonzaga, Vitória das Missões e Entre-Ijuís.

 

Leal trazendo evento para São Miguel

Paulo Joel Bender Leal , advogado que juntamente com a esposa Irene participou na semana passada de Encontro da Advocacia Trabalhista em Vitória, no Espírito Santo, teve aprovado em plenário do conclave um evento reunindo advogados de todo sul do Brasil para ser realizado em abril do próximo ano em São Miguel das Missões.

Leal, que também preside o Instituto Geográfico e Histórico de Santo Ângelo, passou pelo  Rio de Janeiro, onde na OAB foi designado coordenador de Acervos de Dados Históricos do Centro de  Documentação e Pesquisa.

Na foto, ele está recebendo a nomeação do presidente Luciano Bandeira, juntamente com o secretário Geral da OAB/Rio Marcos Luiz Souza, a vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros Adriana Brasil Guimarães e o presidente do Centro de Documentação Aderson Bussinger.

 

Provedora do Hospital Regional renuncia ao cargo

A notícia não esperada chegou ontem perto do meio-dia na redação da Rádio Santo Ângelo. A provedora Mana Camera emitiu uma nota oficial à imprensa, anunciando a sua renúncia  ao cargo  que vinha ocupando desde agosto de 2021.

Ela definiu a renúncia como desligamento antecipado tendo em vista a também saída do diretor administrativo, Gelson Schneider, que aconteceu  no  dia anterior.

A saída do gerente administrativo já vinha sendo especulada nos corredores do hospital há vários dias, mas as razões são desconhecidas. A principal  causa da saída de Gelson Schneider pode ser a difícil situação financeira da casa de saúde, que mesmo com muito  esforço da direção, não se conseguiu equacionar o equilíbrio entre receita e despesas.

A agora ex-provedora revelou na  nota que está  saindo porque  faltam apenas  quatro meses para o término do seu mandato e não seria viável a contratação de um novo profissional por tão  curto  período.

De qualquer  forma,  a renúncia pegou de  surpresa os médicos e principalmente os  funcionários.

 

Contabilistas vão buscar mais de R$ 1 milhão para concluir obras do Teatro Municipal

O prefeito Jacques Barbosa apelou a um grupo de renomados contabilistas de Santo Ângelo  para se engajar no processo em busca de R$ 1,2 milhão para concluir as obras de recuperação do Teatro Antônio Sepp.

A busca dos recursos vai ser feita pelos contabilistas, liderados por Márcio Atz (foto), junto às  empresas e pessoas físicas, que podem direcionar parte do ICMS e do pagamento do Imposto de Renda para esta  finalidade através da Lei de Incentivos Fiscais.

Assim como acontece na maioria das obras de construção civil,quando vai para a parte final do  acabamento, estourou  o orçamento e  você tem que ir atrás de mais dinheiro.

Diga-se de passagem que o Teatro Antônio Sepp  está fazendo muita falta para sediar  os grandes espetáculos, entre  os quais o Canto Missioneiro, que está sendo  realizado em locais diferentes a cada ano, dependendo muito das condições do tempo.



Compartilhe essa notícia: