terça-feira, 16 de julho de 2024
Publicado em 05/07/2024 às 08:55

Plantio de trigo atinge 69% da área projetada no Rio Grande do Sul

Plantio de trigo atinge 69% da área projetada no Rio Grande do Sul
Foto: Guilherme Oliveira/Unsplash/Reprodução

Nos últimos dias, o plantio de trigo no Rio Grande do Sul avançou e já  atinge 69% da área projetada para o estado nesta safra. A estimativa de produzir cultura em 1,3 milhão de hectares.

Progredindo de forma mais lenta em regiões com maior quantidade de umidade relatividade do ar do solo e com mais intensidade onde não ocorreram chuvas, o plantio de trigo está atrasado, mas, de acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado na última quinta-feira (04), pela Emater/RS-Ascar, há perspectiva de conclusão dentro do período definitivo no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

As baixas temperaturas nessa fase são favoráveis para a expressão de alto potencial produtivo do trigo, cujas últimas lavouras implantadas apresentam melhor emergência e estande de plantas. As geadas favorecem a sanidade da cultura, diminuindo a incidência de insetos e de doenças.

Em relação ao controle de doenças foliares, iniciou a realização de aplicações preventivas. Houve necessidades de segundo manejo químico para controle de plantas nas áreas em que a dessecação foi realizada no início de junho.


Fonte: Emater/RS-Ascar

Compartilhe essa notícia: