Organizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias
e Drogarias, o Abrafarma Future Trends 2024 reuniu entre os dias 13 e 14 de
agosto, no Distrito Anhembi em São Paulo, cerca de metade do varejo
farmacêutico brasileiro.
Com 22 redes associadas, dentre elas a São João,
contemplando um conglomerado de empresas que contam juntas com um faturamento
que saltou de R$ 48 bilhões, para R$ 90 bilhões nos últimos cinco anos, o
Abrafarma Future Trends 2024 apresentou as mudanças que o varejo farmacêutico
está passando, especialmente, como um importante hub de saúde e atenção
primária a caminho da digitalização.
O evento é um mercado de grandes oportunidades e isso é uma
constatação de praticamente todo o varejo Farma. O Abrafarma Future Trends
contou com mais de 6 mil executivos das indústrias de medicamentos, higiene,
beleza e serviços e 1.500 dos principais executivos das 30 maiores redes de
farmácia do país, sendo a quarta maior delas a Rede São João.
Com uma comitiva de 37 pessoas, a São João utilizou na
tarde de quarta-feira (14) no espaço da Expo Farma Trends, dentro da área de
exposições, o momento Encontre o Varejista, onde em sessões fechadas a
convidados e público visitante, as empresas apresentam as ativações e
oportunidades comerciais para a indústria.
Nesta edição, a empresa gaúcha destacou o crescimento, o
investimento no digital e as ações realizadas no trabalho humanitário durante
as enchentes protagonizado pela São João e reunindo empresários da indústria
farmacêutica no auxílio às vítimas em maio no Rio Grande do Sul.
“Nossa carta de princípios reflete os propósitos da
empresa, atendendo aos anseios da comunidade, e nisso inclui o bom atendimento,
a atenção farmacêutica, um amplo mix de produtos, serviços de saúde e projetos
em favor da população. E nesse ano, onde o Estado enfrentou uma das piores
crises humanitárias de sua história, nós não nos ausentamos, porque entendemos
que servir é a melhor oportunidade que temos! E foi isso que fizemos,” salienta
o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Brair.
O diretor de compras da Rede São João, Marco Machry,
reforçou o papel da empresa nas enchentes e agradeceu o apoio da indústria na
crise humanitária. “Viemos aqui para mostrar o nosso crescimento em relação a
2023, a nossa proposta para 2024 e tudo mais que a São João fez no decorrer
deste ano. A empresa foi muito atuante nas enchentes do RS, atuamos em várias
frentes e hoje, viemos principalmente para agradecer a todos que acreditaram em
nossa marca, confiaram na nossa bandeira e estiveram presentes nesse momento
tão difícil que o povo gaúcho viveu,” disse Marco.
Com a temática “Transformação Digital e o Futuro da Saúde”,
o evento reuniu representantes da Anvisa, da Sociedade Brasileira de Nefrologia
(SBN), além de outras entidades que abordaram sobre a necessidade de atualizar
resoluções que regulamentam os serviços farmacêuticos e práticas como a da
telessaúde.
A inteligência artificial, os desafios para a implementação
da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o potencial de consumo da geração 60
anos ou mais, também foram temas debatidos nos dois dias de evento.
O Abrafarma Future Trends contou com palestras, stands e
expositores de importantes indústrias nacionais e estrangeiras. O evento é
reconhecido pela sua qualidade e porte, sendo considerado o mais importante do
varejo farmacêutico das Américas e um dos maiores do mundo.
Sobre a Abrafarma
A ABRAFARMA – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e
Drogarias foi fundada em 02 de outubro de 1991, para suprir a necessidade de
uma entidade representativa do varejo farmacêutico nas esferas municipal,
estadual e federal.
Naquela época, empresários das principais redes de farmácia
do estado de São Paulo perceberam que o setor precisava de uma voz para
influenciar as consultas sobre deliberações e determinações legais que, de
certa forma, limitavam a sua capacidade de atuação.
Desde então, a Abrafarma tem se consolidado como uma das
mais importantes associações do setor no país, defendendo os interesses dos
associados e buscando sempre a melhoria do cenário do varejo farmacêutico.
Sobre
a São João
A Rede de Farmácias São João é a maior empresa do segmento
no Sul do Brasil e a 4ª maior rede varejista de medicamentos do país, conforme
ranking da Abrafarma - Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias.
Com mais de 1100 lojas, está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa
Catarina e Paraná.
Comprometida com as melhores práticas do ESG (Environmental, Social and Governance), para alcançar um desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social e financeira, a São João também preza pelo respeito à diversidade, pluralidade e incentivo à inclusão social.