Publicado em 01/10/2024 às 15:52

Momento de decidir o futuro

Momento de decidir o futuro

Toda eleição é de extrema importância. Entretanto, a eleição municipal possui um componente a mais. Vivemos nos municípios. Toda decisão governamental atinge os cidadãos, entretanto, no âmbito municipal o reflexo é imediato.  Diante disso, a votação deste domingo é de suma importância.

A campanha eleitoral, morna como a maioria das pessoas fez questão de observar, não deixou de expor situações que podem ajudar a definir o voto.

As ações dos candidatos mostram como eles podem agir em determinados momentos. Quem se perde com facilidade e envereda para o campo da ofensa, do ataque pessoal, por exemplo, sinaliza com um destempero que pode ser muito prejudicial num dos tantos momentos de tensão e dificuldades que uma gestão pública oferece.

A dificuldade de diálogo com alguns setores é outra situação a ser observada. Quem não consegue dialogar por questões ideológicas, preconceito, ou coisa do tipo, sinaliza com uma dificuldade a mais no debate das questões coletivas.

Enfim, temperamento, forma de agir, restrições no trato com alguns assuntos, tudo serve para analisar quem possui e quem não possui condições de liderar um município, o que exige muita capacidade, em todos os níveis, até do autocontrole.


Arapucas digitais

A discussão sobre as famosas bets e os jogos digitais demorou para engrenar. Deveria ter sido feita antes que essas “arapucas digitais” invadisse o cenário. A lisura dessa jogatina é o grande problema. Como confiar?

E a discussão não é ampla e profunda como deveria porque essas “empresas” tomam conta do espaço publicitário. E usam os tais “influenciadores” para a promoção e a atração dos incautos.

Aliás, essa é uma outra questão que merece atenção, como é que pessoas completamente desnecessárias para a rotina da população podem ter algum poder de influência? Uma verdadeira praga.


Azul retoma voos para Porto Alegre em 1º de novembro

A Azul Linha Aéreas anunciou que a retomada dos voos entre Santo Ângelo e Porto Alegre não mais ocorrerá em 21 de outubro. A nova data anunciada pela companhia é 1º de novembro.

Os voos serão realizados nas terças, quintas e sábados com uso da aeronave ATR-72, com capacidade para 70 passageiros.

Na mesma data, a Azul retomará os voos entre a Capital e Uruguaiana, Pelotas, Santa Maria e Curitiba.

A mudança de data se dá por conta da previsão da recuperação do Aeroporto Salgado Filho e a oferta das condições totais para a operação das empresas.

 

Diretas

Mais uma da série “promessas absurdas”. Candidato a vereador promete que proibir o uso de telefones celulares nas escolas. Pode até propor, mas não é por meio dele que essa medida será tomada. E proibir celular nas escolas é até uma tarefa fácil. Difícil é proibir o uso nos presídios.

                         

Um dos destaques da campanha foram as reuniões com os candidatos a prefeito promovida por várias entidades e associações. Esse diálogo é saudável, aproxima e contribui nas propostas dos candidatos. E trata de questões segmentadas, o que abre um espaço mais interessante para as discussões, sem se perder num universo muito amplo de questões.

 

 

“Eu sei o que vocês fizeram na eleição passada”. Essa é a afirmação do membro de um partido que foi ameaçado de expulsão porque foi visto no bandeiraço de determinado candidato. E é bem isso. Quem traiu descaradamente os candidatos de seu partido na eleição de 2022 não tem moral para ameaçar quem quer que seja com conselho de ética ou algo do tipo.

 

 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Deve ser difícil para quem não acredita na lisura do processo eleitoral e abomina o estado democrático entender um domingo como esse?

 

SÓ PARA LEMBRAR

É neste domingo (6) o dia da decisão. Muito foi falado, até gritado, mas na hora da urna é o eleitor e a sua consciência. É hora de pesar tudo o que foi dito e analisar se aquela pessoa que está apresentando propostas realmente já demonstrou ter condições de executá-la.

 

PARA REFLETIR

“É o tempo de travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.

Fernando Pessoa



Compartilhe essa notícia: