Publicado em 11/11/2024 às 14:26

Alguns de nós, alguma vez...

A conjugação verbal se faz com alguns ou com nós? Ambas as concordâncias são gramaticais. Exemplo de concordância com alguns: Alguns de nós ficaram enjoados com as fumaças vindas das queimadas no Brasil. Exemplo de concordância com nós: Alguns de nós ficamos desconfortados com as fumaças vindas das queimadas no Brasil. No lugar de alguns pode estar também algumas. Algumas de nós não entendem os porquês de tantos e tão demorados incêndios no Brasil. Algumas de nós não entendemos os porquês de tantos e tão demorados incêndios no Brasil.

Alguma vez, mesmo no singular, apresenta pensamento plural. A forma singular, não marcada, é na verdade anumérica, ou seja, pode apresentar ideia singular ou plural. Dizer alguma vez no singular é o mesmo que dizer algumas vezes no plural. Reforço com exemplos: Alguma vez a gente se distrai. Algumas vezes a gente se distrai.

Qual de nós. O verbo concorda com qual. O normal, o comum, é concordar com qual no singular. Entre qual e nós pode haver dito ou subentendido dentre – qual dentre nós. Eis alguns exemplos com qual (singular): Qual de nós não confia no futuro. Qual de nós duvida que houve casos de incêndios criminosos no Brasil. Qual de nós não está esperançoso. Qual de nós não confia nalguns eleitos. Qual de nós não está confiando neles. Eis alguns exemplos com quais (plural): Quais de nós não confiam em certos deputados federais. Quais de nós não confiam nas índoles de Trump e de Putin. Quais de nós estão perdendo esperança de ver humanidade justa e solidária. Importante: No plural também ocorre concordância verbal com nós: Quais de nós não confiamos em certos senadores. Quais de nós não estamos receosos com o que a Terra e a humanidade irão passar em 2025. Deduz-se que a concordância normal é com qual, quando no singular, e com quais, quando no plural. 

E com quantos de nós? Com essa expressão o verbo pode concordar tanto com quantos quanto com nós. Concordância com quantos: Quantos de nós estão satisfeitos com os eleitos vereadores e o prefeito. Concordância com nós: Quantos de nós estamos satisfeitos com os vereadores eleitos e o prefeito. Observa-se que a concordância com quantos é estritamente gramatical, isto é, o verbo concorda com o núcleo do sujeito: quantos (de nós). Mas como esses quantos são de qualquer modo parte (partitivo) de nós, está claro que integram um conjunto de primeira pessoa no plural (nós), daí se explica a concordância com essa pessoa (nós): Quantos de nós ficamos satisfeitos com os políticos eleitos. No lugar de quantos de nós podem ser usados quantos de entre nós e quantos dentre nós, também quantas de nós e quantas dentre nós. As concordâncias verbais com estas expressões são as mesmas de quantos de nós.



Compartilhe essa notícia: