Publicado em 16/10/2021 às 11:23

A agência dos Telégrafos e Correios

A agência dos Telégrafos e Correios

No dia 9 de outubro  foi comemorado o dia mundial dos Correios. Segundo alguns historiadores, “é fácil constatar que ao longo do tempo, os carteiros ganharam não apenas o respeito, mas a confiança e o carinho do povo. Não é à toa. Carregando incontáveis histórias em suas bolsas, durante suas andanças eles acompanharam o desenvolvimento das cidades, o crescimento dos bairros, famílias se transformarem, negócios surgirem...A vida se desenrolar, em meio a tantos passos da jornada. “  

 Os Correios iniciaram-se no Brasil em 25 de janeiro de 1663 junto com a criação do Correio-Mor, e em dezembro de 1931 ocorreu a fusão dos Correios com os telégrafos.

 O primeiro registro de práticas dos Correios foi a carta enviada por Pedro Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, relatando sobre a descoberta do Brasil.

  O curioso sobre a instalação telegráfica em nossa cidade foi o que relatou Arlindo Lied em Minhas Reminiscências de Santo Ângelo: “ Um dos primeiros melhoramentos levados a efeito na vila, e que deixou antever algum progresso, foi a instalação do telégrafo em 1899. O primeiro telegrafista foi José Falcão. Quando a linha telegráfica foi estendida a São Luiz, ele foi transferido para lá, sendo substituído pelo Aniceto Gomes Castanho. “

No ano de 1904, o intendente Braulio Oliveira (dono de uma vasta mata até o rio Uruguai), empenhou-se em fornecer postes necessários para a concretização da estação telegráfica.

Antonio Carlos Rousselet (in memoriam) relatou em seu livro “Santo Ângelo que conheci”, quando ia lá para comprar selos e botar carta no correio, passar telegrama e verificar se não tinha correspondência endereçada para a família. Logo surgiram as caixas postais e, posteriormente, os carteiros”. E o correio sempre era confundido com o agente postal telegráfico Oscar Ernesto Jung, pela sua presteza e diligência. Esta agência telegráfica ilustra o texto descrito. E estava localizada na rua Marquês do Herval onde hoje é a padaria Nosso Pão.


Obs: antigo prédio dos telégrafos que estava localizado na rua Antunes Ribas com a Três de Outubro aproximadamente na década de 30. Hoje, encontramos uma loja de móveis.



Compartilhe essa notícia: