INAUGURADA em 16 de outubro de 1921, a Estação Ferroviária de Santo Ângelo que hoje é uma atração turística e cultural em nossa terra, é a prova viva de memoráveis tempos em que esta região explodiu no século passado em progresso e desenvolvimento.
Foi a partir dela com a chegada dos trens de Cruz Alta e de Ijuí, Santa Maria e Marcelino Ramos e de outras partes do país, que nossos antepassados inauguraram uma nova fase de crescimento, tanto no comércio como na
indústria e todas as demais atividades, tais como saúde, educação e a chegada por este modal de transporte de imigrantes que vieram de todas as partes do mundo para colonizar esta terra maravilhosa.
TREM DAS MISSÕES
Marcando de forma magnífica o Centenário desse momento magnífico da história de Santo Ângelo, no próximo final de semana , 23 e 24, bem como no outro, 30 e 31, teremos mais uma vez a presença dos Trens Maria Fumaça, em viagens de ida e volta de Santo Ângelo a Catuípe e Ijuí, inclusive com almoço étnico na Capital do Trabalho.
Essa ação que nasceu do apoio sempre presente do Procurador da República Dr. Osmar Veronese, e das três Prefeituras, tem a chancela da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e da Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo.
As passagens para esses inesquecíveis passeios estão a disposição de todos os interessados.