O Memorial da Coluna Prestes foi inaugurado no dia 17 de dezembro de 1996, agregando o acervo mencionando à história de Luiz Carlos Prestes. Estudou no Colégio Militar e em seguida ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio e Janeiro, concluindo Engenharia em 1919.
No ano de 1922, Luís Carlos Prestes integrou a Revolta do Forte de Copacabana, em oposição ao presidente Artur Bernardes, que foi arduamente debelada. Foi transferido para o Rio Grande do Sul para servir no Batalhão Ferroviário em Santo Ângelo.
Preste foi o responsável pela construção da que estação compunha o ramal Cruz Alta – Santa Rosa, ligado à linha Santa Maria – Marcelino Ramos, que foi sendo construído vagarosamente, por trechos.
O supervisor da construção da estrada de ferro foi político, militar e líder revolucionário brasileiro Luís Carlos Prestes. Foi transferido para o Rio Grande do Sul para servir no Batalhão Ferroviário em Santo Ângelo. no trecho Santo Ângelo – Giruá, mais precisamente entre a estação central do município e a do distrito de Comandaí. No futuro a linha estendeu-se até Santa Rosa (RS), o ponto final da ferrovia, sendo inaugurado em 1940, passando por estações intermediárias como Giruá e Cruzeiro.
Pesquisas realizadas descrevem que a antiga estação, construída em alvenaria de tijolos, possui uma tipologia diferenciada em relação às demais estações construídas no Rio Grande do Sul, que geralmente seguiam um projeto padronizado como em São Luiz Gonzaga, Santiago.
A estação férrea foi Tombada pela Lei n° 825 de 19 de novembro de 1984.