Na edição do Jornal “A Semana” de 1º de janeiro de 1920, encontra-se o relato do“Natal dos Pobres”, promovido na tarde do dia 25/12/1919, por famílias da Vilade Santo Ângelo.
Segue abaixo a transcrição de alguns trechos da reportagem:
“Conforme haviamos annunciado, realisou-se n’esta Villa, no dia 25 de dezembro findo, dia universalmente consagrado à família, a commovedora e attrahente festa das creanças pobres, que, como era de esperar, correu sempre animadíssima e por entre as mais vivas expressões de alegria.
A distribuição dos brinquedos, doces e roupas que se fez na melhor ordem, mediante cartões previamente distribuidos, teve começo às 16 horas, na Praça Pinheiro Machado, onde se achava levantado um bello caramanchão feito a capricho sob a competente direcção do sr. MajorTarquínio Oliveira.
A banda do Batalhão Ferroviário,gentilmente cedida pelo seu commandante, cap. Mário da Silveira Velloso,tocava de quando em vez alguns trechos de seu variado repertório.
Uma comissãode senhoras, senhoritas e cavalheiros procedia à distribuição dos brinquedoscom uma regularidade e ordem bem difficeis de observar em festas d’esta natureza. Às 21 horas realisou-se no salão do Biographo Ideal o annunciado concerto em beneficio das obras da Egreja e cujo programa, caprichosamente escolhido muito agradou a numerosa assistencia. No intervalo da primeira para a segunda parte fez uso da palavra o nosso collega d’ “O Alfinete”, Almeida Bastos, que produziu uma breve e substanciosa oração, enaltecendo a grande obrada piedade humana para com os pobres e humildes e fazendo realçar a acção verdadeiramente apostolica da Sra. D. Nohemia Velloso que não duvida sacrificar o repouso do lar em beneficio dos pobresinhos.
As suas ultimas palavras foram justamente acolhidas com uma salva de palmas. Não tendo habito de regatear louvores a quem os merece, ao encerrarmos essa noticia, seja-nos permittido felicitar a commisão promotora d’estas festas, composta da Exma. Sra. D.Nohemia”.
Observação: Respeitamos a ortografia original.