Publicado em 09/02/2022 às 14:48

Sinais que indicam que o veículo precisa de manutenção

Sinais que indicam que o veículo precisa de manutenção

Fazer a manutenção preventiva do automóvel é uma excelente maneira para economizar dinheiro e evitar prejuízos. Segundo a maioria das montadoras o prazo ideal para essa manutenção é de seis meses de uso ou a cada 10 mil quilômetros, o indicado é agendar uma data e levar o veículo para uma revisão. Porém nem sempre isso é possível, com a correria do dia a dia nem todos os motoristas realizam esse procedimento e acabam deixando tudo para última hora. 

Quando algo está errado com o seu veículo ele logo começará a dar sinais, geralmente quando a situação já estiver bem agravada, por isso é tão importante a manutenção preventiva. Luz acesa do óleo, frenagem com barulho, ruído ao virar o volante são alguns dos sinais que o seu carro está emitindo que algo não está certo. A Saint-Gobain Autover separou 8 sinais que o seu veículo precisa de manutenção, para você saber o que o seu veículo está querendo dizer.

Luz do óleo acesa

Se a luz do óleo acender com o carro em movimento pare imediatamente em um lugar para entender o que está acontecendo. Pode não ser nada grave como um mau contato nos fios, mas normalmente é um indicador de problema na lubrificação do motor, ou seja, o motor do seu carro pode fundir em poucos minutos. Caso esteja vasando óleo, não de partida no veículo, o mais indicado é chamar um guincho e levar até uma empresa especializada.

Trepidação no volante

Mesmo em ruas bem niveladas o seu volante trepida? O problema pode estar nos freios, os discos de freio podem estar empenados, que refletem diretamente no pedal, ou com uma folga entre seus pivôs e terminais de direção. Em alguns casos, essa troca exige a substituição do jogo de pastilhas. Agora caso a trepidação ocorra quando o veículo está em alta velocidade, o problema pode estar nos pneus. As rodas precisam passar por um processo de balanceamento, que irá corrigir o equilíbrio entre as rodas e assim reduzirá as vibrações no volante. Se mesmo assim a trepidação continuar os pneus dianteiros estão desgastados, e podem ser substituídos com o rodízio de pneus.

Motor superaquecido

Motor com aquecimento pode indicar diversas causas, em primeiro lugar se o motorista perceber o superaquecimento com o veículo ainda em movimento é indicado que pare o carro imediatamente, circular nessas condições só irá agravar a situação. O motor pode superaquecer devido a vazamentos como uma mangueira estourada ou um radiador furado, ou ainda o problema pode estar nas ventosinhas elétricas do radiador, relês ou fusíveis queimados. O mais indicado é levar o carro ao um profissional para verificar a verdadeira origem do problema.



Compartilhe essa notícia: