Publicado em 02/03/2024 às 10:09

Entre-Ijuís e ASAF no cenário estadual de futsal

Entre-Ijuís e ASAF no cenário estadual de futsal

ENTRE-IJUÍS AGROCAMPO FUTSAL
O Entre-Ijuís Agrocampo Futsal já está se preparando para a sua primeira competição oficial desta temporada de 2024. Trata-se da Taça Farroupilha. Competição de alto nível com sete equipes, sendo quatro da Liga A e três da Liga B, mostrando a força da nossa região.

A competição já servirá de preparação para o seu principal objetivo: a Liga B. Não é porque o objetivo principal é buscar acesso a Liga A que a Taça Farroupilha não terá foco. Pelo contrário, o planejamento desta temporada já iniciou com treinos em dois turnos. Terça-feira, 5, tem amistoso contra o Santa Rosa às 18h30 fora de casa. O primeiro teste pro técnico Fabinho ir formatando uma ideia de time já que o elenco foi renovado em mais de 50%.

Confira a tabela de jogos do Entre-Ijuís na Taça Farroupilha
30/03 (sábado) - AEU x AEF
03/04 (quarta) - AEF x Santa Rosa
10/04 (quarta) - AGSL x AEF
13/04 (sábado) - AEF x Giruá
20/04 (sábado) - Horizontina x AEF
27/04 (sábado) - AEF x Cerro Largo

LIGA X FGFS
Um impasse está rolando com a Liga Gaúcha de Futsal com dois grandes times do futsal gaúcho. ACBF e Assoeva podem não participar do Gauchão 2024. Times optaram por disputar também a Série Ouro, da Federação Gaúcha de Futsal na temporada. Junto com o Atlântico, de Erechim, elas decidiram nesta temporada jogarem também a Série Ouro, depois que a Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) permitiu que os clubes reativassem a filiação na divisão onde estavam quando haviam saído.

O Gauchão é da Liga Gaúcha de Futsal (LGF). No capítulo 12, artigo 38, do regulamento específico da competição (REC), ficou definido que "não é permitida a participação em outra competição de âmbito estadual na categoria adulta masculina na mesma temporada de realização do Gauchão". É preciso ter uma inscrição no CNPJ diferente. O Atlântico aceitou a proposta e inscreverá um segundo cadastro para o clube social (o primeiro era exclusivo do futsal). Mas ACBF e Assoeva até o momento se negaram a fazer tal modelo. A questão é como administrar dois CNPJS. Quanto aos elencos é obvio que a carga de jogos não seria comportada pelos atletas. Muito provavelmente teria atletas da base nos jogos iniciais de alguma competição.

Em Passo Fundo, durante o congresso técnico do Gauchão 2024, 15 clubes compareceram. A Uruguaianense esteve ausente mas de acordo com as definições tomadas pela maioria. ACBF e Assoeva não enviaram representantes. Já seriam um sinal de saída?

O caso foi colocado em votação para permissão e mudança no regimento mas por 14 votos a 1 (só a AAGF, de Agudo, votou pela liberação), decidiu-se pela manutenção da regra atual.

Sabe-se já que a ACBF quer retornar ao cenário internacional de futsal além do nacional. Para chegar até lá é somente pela FGFS.

Para GUSTAVO MANHAGO de GZH a Liga Gaúcha responde: "Por maioria de votos, os clubes decidiram manter a decisão de não permitir a participação em outra competição de mesmo caráter estadual. Portanto, se ACBF e Assoeva mantiverem a decisão de jogar na Federação Gaúcha, não jogarão o Gauchão, abrindo vaga para outros dois clubes oriundos da Série B de 2023, conforme a classificação final" - relatou o presidente da Liga Gaúcha de Futsal, Nelson Bavier.

A questão é que financeiramente a ACBF teria condições de jogar pelas duas. Basta aceitar a condição da Liga. A Assoeva vai ter que decidir o quanto antes.  Se confirmada as saídas de ACBF e Assoeva, que inclusive foram fundadoras da Liga lá em 2017, os dois times da Série B que deverão subir, classificados em terceiro e quarto lugares, em 2023, são Entre-Ijuís Futsal, e APF, de Gentil. Está confirmado uma grande concorrência entre Liga Gaúcha e FGFS. O que chama a atenção é que essa semana a Liga Gaúcha já esteve por Brasília. Bem provável que se crie algo a nível Nacional também.

Quanto ao Entre-Ijuís, seria muito importante a Liga se manifestar o quanto antes. Motivo: será preciso adequar o tamanho da quadra do seu ginásio até o início da competição. Se confirmar terá que jogar em Santo Ângelo até finalizar as obras.

ASAF
Terça-feira, 5 de março. Essa é a data que está marcada para a apresentação da comissão técnica e início das atividades da ASAF. Será no Ginásio Marcelo Mioso. O presidente Diego Marafiga me informa que ainda será marcado um jantar para apresentação oficial do elenco de 2024 que disputará a Liga C de futsal. Sobre o elenco que ainda não foi divulgado posso adiantar que teremos jogadores conhecidos da nossa região. O goleiro Murilo que atuou no Entre-Ijuís e conquistou título e acesso já compartilhou uma postagem da ASAF no Instagram. Deveremos ter em torno de 33 equipes na Liga C pelas projeções. 

GAÚCHÃO
Sete equipes garantiram presença na próximo fase com antecedência. Inter, Grêmio, Guarany de Bagé, Juventude, São José, Brasil de Pelotas e Caxias.

Os quatro melhores colocados terão a vantagem de jogar dentro de casa nas quartas de final. Inter e Grêmio terminarão como primeiro e segundos, respectivamente, independentemente dos resultados do fim de semana.

São Luiz, Novo Hamburgo, Ypiranga e Avenida lutam pela última vaga no G-8. Apenas o São Luiz depende das próprias forças. Vencendo o Santa Cruz, já rebaixado, se classifica.

O Santa Cruz já teve a queda para a Divisão de Acesso sacramentada. Resta uma vaga. Coincidentemente, ela é disputada pelos mesmos clubes que ainda sonham com a classificação: São Luiz, Novo Hamburgo, Ypiranga e Avenida. Todos atuarão como mandantes.

Os jogos da 11ª rodada
Sábado (2) - 16h30min
Juventude x Inter
Grêmio x Guarany-Ba
Avenida x São José
São Luiz x Santa Cruz
Ypiranga x Brasil-Pel
Novo Hamburgo x Caxias

GRÊMIO
A última rodada, contra o Guarany-BG, servirá para ver o ataque ideal? Pavón, Diego Costa e Gustavo Nunes. E o meio-campo? Du Queiroz segue com Villasanti (ou Ronald, pelos cartões do paraguaio) e Pepê, arquivando Cristaldo? O Grêmio há tempo não consegue ter dois meias de qualidade de criação jogando juntos. O desafio do Grêmio jogando assim é manter equilíbrio defensivo. Os números da temporada apontam: 11 jogos e 11 gols sofridos (1 gol por jogo).

INTER
As portas da saída estão abertas para Campanharo, Luiz Adriano, De Pena, Gabriel e Gabriel Barros. Talvez, se o mercado permitir, chegue um goleiro, um lateral-esquerdo e, se possível, Thiago Maia (volante do Flamengo). E aguarda ansiosamente por Borré, cujo contrato vai até julho na Alemanha, mas existe a possibilidade de antecipar o final. Para antecipar essa chegada, o Werder Bremen quer 750 mil euros (cerca de R$ 3,9 milhões). O Inter ainda estuda a situação. Como o atleta e seu empresário têm valores pendentes a receber do clube alemão, podem abater desta pedida. Inter já classificado, se o São Luiz não fracassar em casa, deveremos ter Inter x São Luiz no beira-Rio nas quartas de final. 


Fonte: Repórter Rafael Ferreira

Compartilhe essa notícia: