Publicado em 25/10/2024 às 16:05

URI promove III Diálogos de Diversidade: Reflexões sobre Crises Climáticas e Sustentabilidade

URI promove III Diálogos de Diversidade: Reflexões sobre Crises Climáticas e Sustentabilidade
Foto: CLÁUDIA VOLZ

Na noite da última terça-feira, 22 de outubro, a URI Santo Ângelo foi palco do evento “III Diálogos de Diversidade: Tecendo Redes de Humanização e Conhecimento”, que reuniu um público expressivo no auditório do TecnoURI para discutir temas cruciais como crises climáticas, sustentabilidade e diversidades.

O evento destacou a importância de um diálogo contínuo sobre questões ambientais e sociais, reunindo vozes de diferentes setores da sociedade.

Sob a mediação de Edemar Rotta, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) da UFFS campus Cerro Largo, o evento contou com a participação de palestrantes de destaque.

Entre eles, Vherá Poty, Cacique da Aldeia Tekoá Jekupe Amba de São Gabriel, que trouxe uma perspectiva indígena essencial ao debate. Ademir Amaral, da rede Ecovida e AREDE, Cecília Margarida Bernardi, da Marcha Mundial de Mulheres e SEMAPI/RS, e o professor Jacson Cervi, do PPGDireito da URI Santo Ângelo, também contribuíram com suas experiências e conhecimentos.

Vherá Poty, em sua manifestação, destacou a importância da educação como um valor fundamental não apenas para o corpo, mas também para o ambiente. Ele enfatizou a diversidade dos povos indígenas no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, e a necessidade urgente de reconectar-se com os valores da vida e da natureza. “Precisamos proteger a nossa saúde que é o ambiente que é a natureza”, afirmou, ressaltando a relação de afeto que a cultura indígena mantém com o local em que vive.

Os palestrantes foram unânimes em afirmar que as evidências da crise climática se tornaram inegáveis ao longo do tempo. O aquecimento global, mais intenso nos últimos anos, é uma realidade que supera eventos semelhantes nos últimos dois milênios.

A expressão “crise climática” tem sido cada vez mais utilizada para descrever a situação atual, e o evento buscou conscientizar os presentes sobre a urgência dessa emergência global.

As atividades do Diálogos de Diversidade se estenderão até o mês de novembro. A última atividade está programada para 14 de novembro na Escola Margarida Pardelhas, com a oficina “Quebrando o Silêncio: A Lei Maria da Penha Vai à Escola”, ministrada pela professora Leticia Petersen, do curso de Direito da URI Santo Ângelo.

O evento “III Diálogos de Diversidade” reafirma a importância de discutir e agir sobre questões ambientais e sociais, promovendo um espaço de aprendizado e conscientização para todos os envolvidos.


Fonte: Assessoria de Imprensa da URI

Compartilhe essa notícia: