Publicado em 12/09/2024 às 08:28

Quinta-feira será marcada por instabilidade na maior parte do RS

Quinta-feira será marcada por instabilidade na maior parte do RS
Foto: Camila Hermes / Agencia RBS

Nesta quinta-feira (12), uma frente fria avança sobre o Estado, favorecendo a instabilidade em todas as regiões. Devido ao choque entre a massa fria e a massa de ar quente, que se encontra na parte central do Brasil, se desenvolve esse cenário que possibilita chuva forte no território gaúcho.

O Inmet emitiu dois alertas amarelos para chuva e vento intenso, além de queda de granizo, para a faixa centro-sul do Estado. Há alerta para temporais nas Missões, na Região Central e nos Vales. 

Também há condições para que alguns municípios registrarem o fenômeno chamado "chuva preta", resultado da fuligem da fumaça das queimadas que se mistura com a chuva, gerando uma coloração mais escura na água. 

Os maiores volumes de chuva são esperados em Caçapava do Sul, na Campanha, com 32 milímetros, e em Santa Maria, na Região Central, com 26 milímetros. Isso representa 18% e 16%, respectivamente, da média histórica para o mês de setembro nessas cidades. Na Capital, estão previstos 19 mm, o que equivale a 12% da média para o período.

A temperatura máxima, para quinta-feira, ocorre em Erechim, no Norte, com 29°C. Já a mínima será em Chuí, no Sul, com 10ºC. Em Porto Alegre, a variação térmica será de 18°C a 20°C.

Na sexta-feira (13), ainda chove ao longo do dia no Norte, na Serra, na Região Metropolitana e nos Vales. Nas demais regiões, o sol volta a predominar. Há possibilidade para queda de temperatura, devido à massa de ar frio que ingressa após a passagem da frente fria.

Na Região Noroeste: a quinta-feira será de tempo instável, com garoa ao amanhecer e chuva à tarde e à noite. Em Santo Ângelo, as temperaturas ficarão na casa dos 21 °, com céu nublado o dia todo com possibilidade de garoa de manhã e chuva à noite. 


Fonte: GZH com informações da Climatempo

Compartilhe essa notícia: