Publicado em 08/11/2024 às 16:55

Meia do Grêmio é denunciado por expulsão e corre risco de punição pesada no STJD

Meia do Grêmio é denunciado por expulsão e corre risco de punição pesada no STJD
Foto: LUCAS UEBEL / GREMIO FBPA/Divulgação

O meia Monsalve, do Grêmio, corre risco de sofrer uma punição pesada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O atleta foi denunciado em dois artigos pela expulsão no empate por 0 a 0 com o Botafogo, no dia 28 de setembro, e, se condenado em ambos, pode pegar de três a 16 jogos de suspensão. O julgamento será na próxima segunda-feira (11).

O colombiano recebeu o cartão vermelho por supostamente ter tido "conduta violenta" em uma disputa com o atacante Vitinho. A expulsão gerou na ocasião protestos veementes da direção gremista, que alegou simulação por parte do atleta botafoguense. A Procuradoria, contudo, levou em consideração o relato da arbitragem na súmula da partida. No documento, o árbitro Maguielson Lima Barbosa alegou ter expulsado Monsalve por ter "golpeado com o cotovelo o rosto do adversário" e escreveu ainda que o colombiano "resistiu em sair de campo, dando início a um tumulto".

Com base neste relato, Monsalve foi denunciado pelos artigos 254, que fala em "praticar jogada violenta", e 257, que se refere a "participar de rixa, conflito ou tumulto". Enquanto o primeiro prevê pena de um a seis jogos de suspensão, o segundo estipula uma pena de duas a 10 partidas. 

Somadas, as penas máximas chegariam a 16 jogos de suspensão, algo considerado improvável. O jurídico tricolor deve tentar a absolvição de Monsalve ou a desclassificação dos artigos, garantindo uma pena de no máximo um jogo, já cumprido de forma automática pelo meia.


Fonte: GZH

Compartilhe essa notícia: