Estratégica para a circulação de bens e serviços entre o
Brasil e a Argentina, a Ponte Internacional de São Borja integra a carteira de
concessões rodoviárias do Ministério dos Transportes. O edital com as regras do
leilão foi publicado ontem (6), prevendo aportes da ordem de US$ 99 milhões.
De acordo com o
projeto, o certame tem como critério o maior valor de outorga ofertada, sendo o
mínimo US$ 40,8 milhões. Já a sessão pública para abertura das cartas-propostas
será realizada em 7 de janeiro. A íntegra do edital, bem como anexos,
cronograma e estudos de viabilidade podem ser consultados no endereço Link
A Ponte Internacional
de São Borja tem 1,5 quilômetros de extensão, sendo fruto de um acordo
binacional assinado em 1989. Ela liga as cidades de São Borja, no Brasil, e
Santo Tomé, na Argentina. Cerca de 23% das operações comerciais entre os dois
países dependem desta ligação, o que torna a melhoria da infraestrutura e
adequação da ponte ao fluxo ações necessárias para ambas as economias.
“A
Ponte de São Borja e Santo Tomé é um importante corredor logístico, que foi
concedido há 29 anos. Hoje é um dia histórico para a relação entre Brasil e
Argentina, porque lançamos um novo edital para concessão do trecho, um projeto
muito mais moderno e que trará inúmeros benefícios para os dois países”,
destacou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.
Além do Ministério dos Transportes, o Itamaraty participou
ativamente das negociações com as autoridades argentinas para a formatação do
novo projeto. Receita Federal, Ministério da Agricultura e Pecuária e Polícia
Federal também participam da Comissão Mista Argentina-Brasileira para Ponte
Internacional Santo Tomé-São Borja.
O novo contrato de
concessão terá duração de 25 anos. Durante o período, a futura concessionária
deverá realizar um conjunto de intervenções para recompor e aprimorar as
características técnicas e operacionais das estruturas físicas da Ponte
Internacional.
Também será de responsabilidade da concessionária a
manutenção tanto do trecho situado em território brasileiro quanto do
localizado em solo argentino. Entre as obras a serem executadas estão a
construção de faixas de acesso, uma nova área para veículos apreendidos, pátio
para caminhões e instalação de um novo sistema de iluminação.
Dentre as inovações do
projeto destaque para Operação do Centro Unificado de Fronteira (CUF), que
responde pelo atendimento dos veículos de carga internamente e serviços de
suporte às atividades de desembaraço alfandegário, além de inspeções e
verificações exigidas pelos órgãos públicos.
A proposta prevê
ainda degraus tarifários associados ao Capex, o fator de desconto associado aos
serviços obrigatórios e os investimentos em Recursos para Desenvolvimento
Tecnológico (RDT), voltado ao desenvolvimento de produtos e serviços
pertinentes à infraestrutura rodoviária.