Publicado em 16/09/2024 às 10:06

Cavalheiro: “Temos que evoluir. Não podemos retroceder”

Cavalheiro: “Temos que evoluir. Não podemos retroceder”
Foto: Letícia Anchieta/Rádio Santo Ângelo

O médico Luis Carlos Cavalheiro foi o primeiro entrevistado da rodada com os candidatos a vice-prefeito iniciada nesta segunda-feira (16) no programa Rádio Visão da Rádio Santo Ângelo. Cavalheiro é candidato a vice na chapa liderada pelo também médico Volnei Teixeira. Ambos são do PDT e contam com apoio do PSDB, Cidadania, União Brasil, PSB e PSD.

Indagado sobre as razões que o levaram a se candidatar a vice-prefeito, Cavalheiro afirmou que tem orgulho de ser de Santo Ângelo, conhece o município, suas demandas e pretende retribuir o carinho e as oportunidades que recebeu. “Tudo que podia ter conquistado na minha profissão, conquistei e agora quero retribuir para a minha terra. Volnei também tem uma história semelhante, com 30 anos de cuidados dedicados às pessoas e nas visitas que estamos fazendo nos bairros, essas histórias são lembradas. A vida nos levou a estar juntos, porque podemos fazer muito pela nossa cidade, pelo conhecimento adquirido ao longo dessa trajetória”.

SAÚDE

A respeito dos projetos, o entrevistado afirmou que as ações são definidas ouvindo a população. “Os projetos são para as pessoas. Temos esse olhar, esse cuidado e entendemos que tudo tem que ser pensado para beneficiar as pessoas”.

Como médico e companheiro de chapa um colega de profissão, Cavalheiro salientou que a saúde é um ponto importante. Lembrou que o primeiro posto de saúde no interior do município foi implantado em Buriti na gestão do prefeito Adroaldo Loureiro, quando era secretário municipal. Também citou que o primeiro grande posto da área urbana, na Rua 22 de Março, também na gestão de Adroaldo. “Na gestão de Eduardo Loureiro avançamos na urgência e emergência, com a implantação do Samu, equipando e reforçando o setor. E a UPA, que muitos negavam e que está aí, colocada em funcionamento pelo prefeito Jacques Barbosa, sendo fundamental para a nossa população. Hoje, a UPA atende dez mil pessoas por mês. Tudo na vida tem que evoluir, não podemos retroceder”.

Segundo ele, é preciso melhorar ainda mais na saúde, ampliando atendimentos, colocando terceiro turno em alguns postos estratégicos e ampliar a UPA com um laboratório no local. “Pensamos ainda na avaliação da municipalização da saúde, uma medida que precisa ser muito bem analisada, pela sua complexidade. À medida em que o município cresce, a estrutura de saúde precisa ser adequada e nós temos conhecimento para isso”.

DIÁLOGO COM A COMUNIDADE

O comando da Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com Cavalheiro, será definido com diálogo entre os partidos coligados, porém, a ideia é ter um técnico, que trabalhe todas as questões complexas do setor. “Quero ser um elo entre as secretarias. Por isso, não deverei assumir a Secretaria. Entendo que a minha contribuição será de uma maneira mais ampla, atuando para ligar as secretarias e intermediando com o Executivo. Ouvindo a comunidade, que conhece as suas demandas melhor do que qualquer um e é essa a nossa forma de agir”.

Sobre sua atuação como vice, o entrevistado disse que está realizado em sua profissão e chegou o momento de colaborar de forma mais eficiente com a comunidade. “Vou ter um gabinete para atender as pessoas, para atuar de forma conjunta com o Volnei, mantendo o diálogo aberto com a sociedade, que é uma marca do PDT”.

INTERIOR

A respeito das propostas para a área rural, o pedetista afirmou que a sua família é oriunda do Rincão dos Mendes e conhece a realidade do interior. Desta maneira, seu interesse é estar em contato constante com as lideranças rurais, para que o trabalho seja feito de forma a atender de forma eficiente as demandas.

“Sei da importância das estradas em boas condições, das escolas com infraestrutura adequada, posto de saúde de qualidade. O produtor rural é muito importante para a economia, para a produção de alimentos e nós temos que proporcionar o melhor possível”.

INFRAESTRUTURA

Cavalheiro salientou que a ideia é seguir realizando obras estruturantes, como as pavimentações. “São mais de 900 quadras de asfalto realizadas na gestão do prefeito Jacques. Vamos dar prosseguimento essa política. Só critica o asfalto feito no bairro quem se acha melhor que aqueles que vive ali ou não conhece essa realidade. Asfalto valoriza os imóveis, melhora a qualidade de vida, facilita transporte, é mais segurança, mais agilidade no deslocamento”.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Afirmou que o projeto do Distrito Industrial na ERS-344 será implantado, sendo uma ferramenta para atrair novos investimentos, mas aliando a isso o incentivo para os empreendedores locais, que podem gerar ainda mais emprego e renda para a população.

“Vivemos um bom momento, com muitas empresas anunciando ampliações ou investimentos e criando vagas no mercado de trabalho. Vamos avançar, unidos, sem divisão. Quem divide diminui, quem soma vai para frente”.

ENTREVISTAS

A rodada segue nesta terça-feira (17), com Volmari Carneiro, vice de Gilberto Corazza, do PT. Na quarta (18), será a vez de Gilberto Kerber, do PRD, candidato a vice de José Lima e encerrando, na quinta-feira (19), o entrevistado será Carlos Gonçalves, vice de Nívio Braz (PL).


Fonte: Rádio Santo Ângelo/Grupo Missões de Comunicação

Compartilhe essa notícia: