Com o objetivo de impulsionar um setor fortemente
impactado pela enchente de maio, o governo do Estado lançou na manhã de ontem
(18) a Campanha Nacional de Turismo. A ideia é promover o Rio Grande do
Sul como um dos principais destinos turísticos do Brasil, a partir de ações de
comunicação.
O evento de lançamento foi realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e
contou com a participação do governador Eduardo Leite, do vice-governador
Gabriel Souza, do secretário de Turismo Ronaldo Santini, do secretário de
Comunicação Caio Tomazeli, entre outras autoridades e representantes do setor.
Durante a apresentação,
Tomazeli ressaltou que não se trata apenas de uma ação publicitária, mas a
maior campanha mercadológica de promoção turística da história do Rio Grande do
Sul. A intenção é convidar pessoas de todo o Brasil, que ajudaram e
torceram pelo Estado após a tragédia, para conhecer os destinos gaúchos, fomentando
o setor.
— Agora nós queremos convidar. Convidar o Rio Grande, o
Brasil e mundo para que visite a nossa casa, passeie pelas nossas paisagens,
vivencie a nossa cultura, conheça nossos sabores, saboreie a gastronomia
campeira do Pampa e a da Serra, encontre gaúchos e gaúchas na sua diversidade —
reforçou Santini.
“ Vamos fazer investimento em
todas as áreas de mídia para que consigamos mostrar para o Brasil inteiro, além
de todo o nosso potencial turístico, que o Estado está em condições de receber
os turistas, que as estradas estão abertas, que o comércio está funcionando,
que as pousadas, hotéis e todas as atrações turísticas estão em condições de
recebê-los”. Destacou EDUARDO LEITE, Governador
do Rio Grande do Sul
Além de um filme, apresentado nesta quarta, a campanha
terá como mote a seguinte frase: “O Brasil abraçou o Rio Grande do Sul. E agora
queremos abraçar o Brasil”. A ação também vai destacar as belezas naturais
e culturais do nosso território, além da gastronomia gaúcha.
Tomazeli explicou, ainda,
que serão implementadas diversas ações de marketing e comunicação, incluindo
anúncios em veículos, mídia externa em várias capitais do Brasil, anúncios
em aeroportos e ações com influenciadores digitais da área do turismo. O
lançamento nacional da campanha será em 26 de setembro e, no total, serão 45
dias de ações.
A intenção é que os turistas
sejam impactados pela campanha e possam planejar suas viagens para quando o
Aeroporto Salgado Filho estiver reaberto para embarque e desembarque — o
que deve ocorrer em 21 de outubro.
— Toda essa ação de
publicidade que vamos fazer vai mexer com o mercado, mas é muito importante que
o trade (cadeia do setor) esteja preparado, ativado e que vá ao mercado com
toda a sua força comercial também para venderem o Rio Grande, os produtos e os
serviços, para que as companhias aéreas se preparem junto com o nosso aeroporto
e para que todos nós gaúchos estejamos prontos para receber essa mobilização
que nós vamos buscar — disse Tomazeli.
De acordo com Leite, R$ 30
milhões serão investidos nessas ações:
— Vamos fazer investimento
em todas as áreas de mídia para que consigamos mostrar para o Brasil inteiro,
além de todo o nosso potencial turístico, que o Estado está em condições
de receber os turistas, que as estradas estão abertas, que o comércio está
funcionando, que as pousadas, hotéis e todas as atrações turísticas estão em
condições de recebê-los.
O governador enfatizou que a
campanha é dirigida às pessoas que se emocionaram com a tragédia que o RS
vivenciou e que a vinda de turistas pode ajudar o RS a se recuperar ainda mais
fortemente.
Apontou ainda que essas ações de promoção se somam a
outras medidas que o governo já vem tomando para auxiliar o setor, como o
plano de concessão dos aeroportos de Santo Ângelo e de Passo Fundo e os
investimentos em pavimentação de estradas nos acessos aos destinos
turísticos.
— Esse é o maior investimento que o Estado já fez em promoção do Rio Grande do Sul como destino turístico. Isso é importante porque sabemos que o turismo é gerador de emprego e de renda. É um setor que emprega maciçamente, desde a pousada ao restaurante, as atrações dos parques, das festividades. Cada evento que se realiza movimenta milhares de empregos — ressaltou Leite.