Comemora-se hoje no Brasil o dia de Nossa Senhora Aparecida e da Criança. Datas para os brasileiros lembrarem mais neste feriado o dia da Mãe de Jesus Cristo e das crianças. Lembrarem-se mais das crianças amadas e bem tratadas em casa, na escola e fora de casa e da escola, como também das crianças maltratadas e não amadas em casa, na escola e fora de casa e da escola, como, por exemplo, nos campos de guerras, donde podem ouvir estouros de bombas e mísseis, onde podem ver seres humanos feridos e mortos, inclusive elas, onde passam fome e sede, onde não têm mesa, quarto, cama e tudo mais de bom e de bem que as crianças longe desses espaços de matanças, de modo especial as crianças de pais de classe média e rica, têm e podem ter dia a dia.
A pequena imagem de Aparecida foi encontrada por três pescadores em 1717, num pesqueiro do rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, em São Paulo. Primeiro pescaram o corpo da imagem, do ícone, depois a cabeça. Na casa de um deles emendaram as duas partes da imagem, a qual ficou perfeita, assim vista daqueles anos aos anos de hoje. Com o tempo foi recebendo de muitos brasileiros, como era de esperar, homenagens, cultos, venerações e distinções religiosas e eclesiásticas. Sendo assim, em 8 de setembro de 1904 procedeu-se à solene coroação da imagem, há tempo carinhosamente chamada Aparecida. Quatro anos depois, em 1908, o papa Pio X elevou o Santuário de Aparecida à dignidade de Basílica Menor. E vinte e dois anos depois, em 1930, o papa Pio XI, acolhendo favoravelmente o pedido dos bispos do Brasil, proclamou-a padroeira do Brasil.
Milhões de brasileiros católicos amam e veneram a Mãe de Jesus Cristo sob o título de Aparecida. Muitos, mais os de longe de São Paulo, assim que podem, dirigem-se de ônibus em excursões ou de carro próprio ao Santuário de Aparecida para agradecer graças de curas de doenças, inclusive as de câncer, e outras mais, e pedir graças tanto para si, quanto para os seus. Muitos não católicos, porém, não amam nem veneram Nossa Senhora Aparecida por não a verem mais que uma simples mulher e mãe carnal. Os católicos os respeitam e respeitam deles as crenças.
Assim, convém dizer que Nossa Senhora Aparecida é aos católicos a padroeira do Brasil, Mãe de Jesus Cristo, o salvador de todos, e Mãe de todos os cristãos e não. E também dizer que as crianças que na Terra inteira são infelizes, sofrem violências, desrespeitos, desamor, ódio e exclusão doméstica e externa não mais sofressem com essas e demais dores que tanto lhes ferem dia e noite o corpo, a alma e o espírito. E, claro, orar para que Nossa Senhora Aparecida as abençoe abundantemente hoje e sempre como também as demais que não sofrem essas nem outras dores, as que são felizes.