Publicado em 08/10/2024 às 11:34

Três dias antes da retomada de voos, Lula irá reabrir pista do aeroporto Salgado Filho

Três dias antes da retomada de voos, Lula irá reabrir pista do aeroporto Salgado Filho
Foto: Fraport Brasil / Divulgação

Depois da informação de que Lula virá para a reinauguração do aeroporto Salgado Filho, o governo federal e a Fraport já se articulam para fazer um evento de retomada das operações em 18 de outubro. A aeronave trazendo o presidente da República deverá fazer o primeiro pouso no local depois de 168 dias interditado por causa da enchente.

— Estou trabalhando para ele (presidente) ir no dia 18 fazer essa ‘inspeção final’ e já marcar a reinauguração. As operações estão previstas para dia 21 — informa o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta.

Apesar da solenidade, os voos comerciais só irão pousar em 21 de outubro. O primeiro avião de companhia aérea tocará a pista às 8h10, vindo da cidade paulista de Campinas.

 Obras

Enquanto isso, o Salgado Filho recebe os últimos ajustes. A aplicação de asfalto já foi concluída no trecho que receberá aviões daqui a 13 dias. 

A pista já está ganhando nova sinalização. Ela também irá receber ranhuras, que permitem uma maior aderência dos pneus das aeronaves.

Voo de teste

Desde segunda até quinta-feira (07 a 10), um avião está dando voltas no céu de Porto Alegre. A aeronave faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Aeronáutica. 

Ela fará a inspeção nos equipamentos chamados de PAPI (do inglês Precision Approach Path Indicator). O aparelho auxilia o pouso e a decolagem, desde que haja visibilidade. Luzes laterais mudam de cor conforme o ângulo de aproximação do avião. Indicam se a “rampa de aproximação está mais alta ou baixa”.

Verba federal

A Fraport já pode usar R$ 425,9 milhões de recursos do governo federal para a recuperação do aeroporto. Para ter acesso à verba, a empresa  precisa encaminhar os documentos que comprovam os gastos até agora. 

A confirmação da ajuda federal traz fôlego para a empresa. O seguro contratado pela Fraport só cobrirá R$ 130 milhões de prejuízo. 

128 voos

A partir do dia 21, o aeroporto terá capacidade de receber até 128 voos diariamente, entre 8h e 22h. As empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de suas operações e estão com as vendas de bilhetes abertas. Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

Após a reabertura para voos domésticos, a empresa seguirá atuando na outra parte da pista afetada pela enchente de maio. Os trabalhos serão executados durante as madrugadas, a fim de não impactar nas atividades do aeroporto. A previsão é que todos os serviços sejam finalizados até 15 de dezembro.


Fonte: GZH

Compartilhe essa notícia: