Publicado em 11/10/2024 às 15:28

Com resquícios da fumaça dos incêndios , qualidade do ar varia entre "boa" e "moderada" no RS

Com resquícios da fumaça dos incêndios , qualidade do ar varia entre
Foto: Serviço de Monitoramento Atmosfério / Reprodução

A qualidade do ar no Rio Grande do Sul varia entre os índices "bom" e "moderado", conforme projeção da agência suíça IQAir divulgada às 9h desta sexta-feira (11).

A concentração de fumaça dos incêndios na atmosfera é levemente superior em áreas da Serra, Vale do Rio Pardo e Região Central, onde foram registrados os maiores níveis de poluentes no ar, mostra o Serviço de Monitoramento Atmosférico da União Europeia.

Em Porto Alegre e municípios do Vale do Sinos, Campanha, Região Metropolitana, Sul e Norte, o ar foi classificado como bom. Apesar do índice nestas regiões, a concentração de material particulado fino na atmosfera variou entre 1.6 e 1.7 vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pelotas, Região Sul: 43 IQA (bom), concentração de material particulado fino 1.6 vezes acima do recomendado

Novo Hamburgo, Vale do Sinos: 46 IQA (bom), nível de poluentes 1.6 vezes acima do ideal

Porto Alegre: 47 IQA (bom), montante com poluentes 1.7 acima do considerado saudável pela OMS

Canoas, na Região Metropolitana, Passo Fundo, no Norte, e Bagé, na Campanha, também receberam índice 47.

Nas demais áreas do Estado, o ar foi classificado como "moderado". Neste panorama, a IQAir recomenda alguns cuidados para prevenir complicações de saúde, especialmente à grupos sensíveis – com problemas cardíacos ou respiratórios crônicos.

Manter portas e janelas fechadas

Grupos sensíveis: reduzir atividades ao ar livre, utilizar máscaras de proteção e purificadores de ar

Caxias do Sul, que chegou a ter o pior índice de qualidade do ar no Rio Grande do Sul em 23 de setembro, apresentou 59 pontos nesta sexta-feira. Com este montante, a qualidade do ar no município da Serra Gaúcha foi classificada como "moderada".

Outros municípios também apresentaram esta classificação:

Santa Cruz do Sul, Vale do Rio Pardo: 52 IQA, material particulado fino 1.9 vezes acima do ideal

Santa Maria, Região Central: 53 IQA, índice duas vezes acima do recomendado

Uruguaiana, Fronteira Oeste: 54 IQA, poluentes 2.1 vezes além do considerado saudável pela OMS

Próximos dias

O Serviço de Monitoramento Atmosférico mostra bastante circulação da nuvem com vestígios das queimadas sobre o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Por enquanto, a concentração é baixa e deverá aumentar apenas a partir de terça-feira (15).

Com este cenário, a IQAir projeta que a qualidade do ar mantenha-se entre os índices "bom" e "moderado" no Estado. Na segunda-feira (14), Pelotas deve apresentar índice de apenas 7, enquanto a projeção indica 34 para Porto Alegre, ambos montantes classificados como "bom".

Com exceção de segunda-feira, quando a projeção indica índice "bom" (49), Caxias do Sul deverá apresentar o ar moderado nos próximos dias. Em Passo Fundo, a agência suíça aponta índice "moderado" entre sábado e terça-feira.


Fonte: GZH

Compartilhe essa notícia: