Publicado em 01/10/2024 às 09:28

Com telão nas ruínas de São Miguel, Mostra de Cinema das Missões tem data confirmada

Com telão nas ruínas de São Miguel, Mostra de Cinema das Missões tem data confirmada
Foto: Iason e Darius Pippi / Divulgação

Um patrimônio mundial da Unesco bem aqui, no nosso quintal, será palco de um baita evento cultural, gratuito e ao ar livre.  No dias 15 e 16 de novembro, o sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo recebe a Mostra de Cinema das Missões.Isso mesmo: um telão será instalado dentro das ruínas da catedral de pedra, com mais de 200 cadeiras para o público. Será a segunda edição do evento, que agora é parte do calendário cultural permanente da Região Noroeste. 

É uma ótima ideia, que merece ser prestigiada, ainda mais quando nos aproximamos das celebrações dos 400 anos das missões jesuíticas no RS, em 2026. Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto vai muito além da exibição de filmes. A ideia é propor uma celebração artística e também histórica, atraindo a atenção para uma região que mantém fortes vínculos e conexões com a identidade gaúcha e a herança indígena brasileira.

Segundo os organizadores, o festival é "um encontro calmo e contemplativo, que não desgasta e nem agride o ambiente". Pelo contrário: o evento ilumina e valoriza as dimensões arquitetônicas do sítio arqueológico e, com os filmes projetados, selecionados por um criterioso conselho curatorial, propõe a reflexão.

A programação completa (e as informações sobre a retirada de ingressos) da mostra será anunciada em breve, mas a seleção terá temáticas multiétnicas, assim como de sustentabilidade e consciência histórica. Serão curtas-metragens independentes, com uma agenda paralela para aproveitar o dia, com palestras e debates no Tenondé Park Hotel, que fica a dez minutos de caminhada do local de exibição, em São Miguel das Missões. 

Para as conversas, são convidados profissionais de diferentes localidades e áreas de atuação, incluindo cineastas, professores e personalidades locais. 

— O projeto tem o intuito de utilizar o interior da catedral do sítio arqueológico como palco para o cinema independente, em uma reflexão sobre memória, tempo e espaço — diz Darius Pippi, um dos idealizadores e diretor criativo da mostra. 

— Queremos promover discussões urgentes sobre como conviver em diversidade e harmonia com a natureza, usando a projeção e celebração cinematográfica nesse espaço simbólico e mágico — complementa Manuela Fetter, cocriadora e diretora curatorial do evento.

Aquece

Embora a mostra ocorra em novembro, antes disso, no mês de outubro, será possível conferir uma agenda especial de aquecimento chamada "Rumo às Missões", no Instituto Ling, em Porto Alegre. Haverá exibição comentada de dois longas-metragens brasileiros. A primeira sessão será no próximo dia 14, com o documentário 30 Povos, que resgata a trajetória e o legado dos povos guaranis que habitavam as Missões Jesuíticas na América do Sul, seguida de debate com o diretor do filme, Zeca Brito, e com o historiador Charles Monteiro. 

Depois, no dia 22, será rodado Portuñol, que explora a mistura linguística e cultural entre o português e o espanhol nas regiões de fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina, com a presença da diretora Thaís Fernandes e do professor Ricardo Barberena. Para acompanhar, já é possível fazer a inscrição sem custo no site institutoling.org.br.

A mostra

A Mostra de Cinema das Missões é apresentada pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Massey Ferguson e do Grupo Redemaq, realização do Instituto Estrela Radiante, da Lora.movie e da Quattro Projetos, além do apoio do Tenondé Park Hotel, do Iphan e da prefeitura de São Miguel das Missões.


Fonte: GZH

Compartilhe essa notícia: