terça-feira, 23 de abril de 2024
Publicado em 26/03/2024 às 15:11

Legislativo realizou sessão especial alusiva ao Dia Mundial da Síndrome de Down

Legislativo realizou sessão especial alusiva ao Dia Mundial da Síndrome de Down

Na segunda-feira, 25, foi realizada sessão especial alusiva ao Dia Mundial da Síndrome de Down, solicitada em requerimento pelo vereador Márcio Antunes (MDB) e aprovada por unanimidade durante a sessão ordinária do dia 18 de março.

Compuseram a mesa de honra juntamente com o presidente em exercício do Legislativo, Vando Ribeiro (PSDB), o secretário da Mesa Diretora André Pedroso (PRTB), o vereador Felippe Terra Grass (PDT), a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Valdeci dos Santos Braga, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Cleonara Viana, o presidente da APAE Santo Ângelo, Adão lago Pinto, a diretora administrativa da APAE-SA, Janira Manica, e a diretora da Escola Raio de Sol, Ângela Rodrigues.

Em nome do Poder Legislativo, o vereador Rodrigo Flores (PDT) agradeceu ao vereador Márcio Antunes por propor a homenagem necessária e significativa. O edil destacou a necessidade de refletir a data, de conscientização global, para que possamos celebrar a vida das pessoas e também, garantir que possuam as mesmas oportunidades e liberdades. “Que saibamos ouvir com atenção e empatia as demandas para que seja possível encontrar soluções para as necessidades apresentadas e compreender as dificuldades enfrentadas”.

Representando os pais das pessoas com a síndrome, Ellen Garcia destacou a necessidade de inclusão das pessoas com a síndrome na sociedade e também, necessidade do assunto ser retratado e conversado, “queremos chegar em escolas que não tenham medo de receber nossos filhos”. Ellen também agradeceu pelo momento e pelo movimento realizado pelo Poder Legislativo ao proporcionar espaço aos pais.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Cleonara Viana, ressaltou que o conselho acolhe reivindicações de toda pessoa que apresenta qualquer tipo de deficiência que possam torná-las vítimas de discriminação social. A presidente também destacou o compromisso do conselho em promover a conscientização na sociedade e a importância da data para esse movimento.

A síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem, gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo (trissomia). As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.


Fonte: Câmara de Vereadores de Santo Ângelo

Compartilhe essa notícia: