terça-feira, 23 de abril de 2024
Publicado em 28/03/2024 às 14:55

Câmara de Vereadores realizou audiência pública para tratar de assuntos referentes à causa animal

Câmara de Vereadores realizou audiência pública para tratar de assuntos referentes à causa animal

Na manhã de ontem, 27, foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, audiência pública para tratar de assuntos referentes à causa animal. A audiência foi solicitada em requerimento apresentado pelo vereador Carlos Gonçalves (PRTB) para que fossem respondidas questões solicitadas pela vereadora Lucia Lima (PTB), em novembro de 2023.

Foi informado pelo representante do Setor de Bem Estar Animal, Eduardo Froncek, que nos últimos 15 meses, o setor realizou aproximadamente 1.418 atendimentos veterinários, entre a clínica e o setor, 190 castrações, sendo 95% em cães fêmeas.

Em relação ao castramóvel, foram realizadas 26 castrações em cães machos, 57 gatos machos e 11 gatos fêmeas. Atualmente, o setor abriga 464 cães, junto ao Lar, e 14 cavalos, junto ao Rancho LM. Eduardo ressaltou que atualmente, a maior necessidade do setor é de profissionais veterinários, para que seja ampliado o serviço de castração e atendimento.

Na oportunidade, a presidente do Lar de Passagem Amor Animal, Carina Buckmann pontuou a necessidade de conscientização da população sobre os animais abandonados, “não é viável para o setor e ONGs realizar o recolhimento de todos os animais abandonados da cidade”. Carina ressaltou a necessidade de fortalecimento do setor na cidade, apoio, conscientização da população e conhecimento dos lugares que acolhem.

A presidente do Lar também informou que o Poder Executivo repassa 64 mil reais mensais ao Lar, que são utilizados para arcar com alimentação dos animais, medicamentos, veterinários, 2 funcionários com carteira assinada e 2 diaristas, impostos e manutenção dos canis (limpeza, pintura, mão-de-obra).

Participaram da audiência os vereadores Vando Ribeiro (PSDB), Carlos Gonçalves (PRTB), Marcio Antunes (MDB), Simone Lunkes (PDT), Nerison Abreu (PL) e Gilberto Corazza (PT), a presidente da ONG Aspa, Simone Monteiro, a presidente do Lar de Passagem Amor Animal, Carina Buckmann, a presidente do Conselho Municipal do Bem Estar Animal, Cristine Peixoto, o Coordenador da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Antônio Cardoso, Eduardo Froncek, representando o Setor de Bem Estar Animal, e o assessor do Deputado Sanderson, Nívio Braz.

A audiência foi transmitida ao vivo pelo Facebook e encontra-se disponível para aqueles que desejarem assistir novamente.


Fonte: Câmara de Vereadores de Santo Ângelo

Compartilhe essa notícia: