domingo, 26 de maio de 2024
Publicado em 13/05/2024 às 14:49

Inep divulga período de inscrição especial do Encceja 2024 para candidatos do Rio Grande do Sul

Inep divulga período de inscrição especial do Encceja 2024 para candidatos do Rio Grande do Sul
Foto: Rede Globo/Reprodução

Pessoas que residem no Rio Grande do Sul e querem prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 terão mais uma oportunidade de se inscreverem.

O novo período começa nesta segunda-feira (13) e vai até 24 de maio. Para o restante do país, o prazo de inscrição foi encerrado em 10 de maio. A inscrição deve ser feita no site enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. As provas serão aplicadas em 25 de agosto em todo o país.

A decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelo exame, foi divulgada nesta segunda. Ela acontece diante dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril, e que já deixou 147 mortos, 127 desaparecidos e 806 feridos.

O Encceja é uma prova voluntária e gratuita que serve para certificar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. A certificação para o ensino fundamental é feita para estudantes acima de 15 anos. Para o ensino médio, é preciso ter mais de 18 anos.

O certificado é o equivalente ao diploma de conclusão dessas etapas do ensino.

Cronograma do Encceja 2024

Inscrições iniciais: 29 e abril a 10 de maio (encerrada).

Inscrições específicas para o RS: 13 a 24 de maio.

Provas: 25 de agosto.

Divulgação do gabarito: os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep em até 10 dias úteis após a aplicação do exame.

Resultados: 23 de dezembro.

Sobre as provas

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolhaProvas também incluem uma redação de até 30 linhas. O modelo é de texto dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas para certificado do ensino fundamental são:

ciências naturais;

matemática;

língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação

história e geografia;

No ensino médio, são provas de:

ciências da natureza e suas tecnologias;

matemática e suas tecnologias;

linguagens, códigos e suas tecnologias e redação;

ciências humanas e suas tecnologias;

Para obter o certificado, o participante deverá atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5.


Fonte: G1

Compartilhe essa notícia: