sábado, 22 de junho de 2024
Publicado em 28/05/2024 às 14:09

Pagamento do IPVA terá que ser feito em cota única até 28 de junho

Pagamento do IPVA terá que ser feito em cota única até 28 de junho
Foto: Agência Cora Coralina de Notícias

Motoristas que parcelaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e não estavam conseguindo fazer o pagamento pois o sistema da Procergs estava fora do ar, já podem quitar os débitos desde ontem (27), quando a situação foi parcialmente normalizada.

Com a inundação de sua sede, no centro da Capital, a Procergs desligou alguns equipamentos, para evitar danos e a perda de informações. O que tem chamado a atenção é que as parcelas em aberto terão que ser pagas em cota única, mas com vencimento no final do mês de junho, dia 28.

Conforme a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), não haveria tempo hábil para gerar boletos para abril e maio. A opção foi unificar as dívidas e estender o prazo de pagamento.

O parcelamento era possível em no máximo seis vezes, com a primeira parcela em janeiro. Quando o sistema da Procergs foi afetado, alguns motoristas não haviam pago a parcela de abril. Por isso, poderão ter os três valores na mesma fatura.

Quem optou pelo pagamento em parcela única tinha até o dia 30 de abril para pagar. Se não o fez, também poderá quitar o débito até o dia 28 de junho. Independentemente da opção prévia pelo parcelamento ou pela cota única, seguirão valendo no novo prazo os descontos de Bom Cidadão e Bom Motorista (programas que concedem redução no imposto para quem não comete infração de trânsito e cadastra CPF em notas fiscais de compra), para quem tem direito, e não haverá incidência de juros ou multas.

Os pagamentos podem ser feitos pelo aplicativo IPVA RS, pelo site do IPVA ou pela rede bancária, como no Banrisul, nas lotéricas da Caixa Econômica Federal e por meio das cooperativas Sicredi e Sicoob. Correntistas do Banco do Brasil e do Bradesco também podem fazer o pagamento nestes bancos. A quitação do IPVA RS por Pix também está disponível em mais de 760 instituições

Calendário de pagamento do IPVA 2024

Cota única

Pagamento à vista – vencimento no dia 28 de junho

Parcelamento

Parcela de abril, maio e junho (unificadas) – vencimento no dia 28 de junho 


Fonte: GZH

Compartilhe essa notícia: