sábado, 22 de junho de 2024
Publicado em 14/05/2021 às 10:13

Cirurgia inédita é realizada no Hospital Regional Unimed Missões

Cirurgia inédita é realizada no Hospital Regional Unimed Missões

Com investimento de meio milhão de reais, Hospital Regional Unimed Missões é o primeiro da rede privada na região capacitado a realizar cirurgias cardíacas de alta complexidade

A primeira cirurgia cardíaca, realizada em 24 de abril é um marco para médicos da cidade e seus pacientes com indicação para o procedimento, que não precisarão mais ser encaminhados para os hospitais públicos de Ijuí e Passo Fundo. Mais segurança e comodidade para todos.

O Hospital Regional Unimed Missões realizou em 24 de abril sua primeira cirurgia cardíaca, um marco na história da instituição, da cidade e dos demais 27 municípios que atende. O planejamento e a estruturação do projeto para capacitar o Hospital para o procedimento tiveram início em outubro do ano passado, com investimento de cerca de meio milhão de reais realizado pelos médicos cooperados para equipar a sala cirúrgica. Além disso, um passo muito importante, segundo Roberto Valandro, presidente da Unimed Missões/RS, foi a formação da equipe médica e assistencial especializada em cirurgias cardíacas. No time estão os médicos Daniel Schroder, que passou a fazer parte da equipe do Hospital, e Sérgio Jakulsi e Flavia Kieckow (médicos assistentes da paciente), que já eram da casa, além de outros especialistas fundamentais para o procedimento.

A cirurgia liderada pelo médico cirurgião cardiovascular Daniel Schroder foi um procedimento de alta complexidade para troca de válvula mitral, em uma paciente renal crônica de 57 anos, com quadro de endocardite. “Cirurgias cardíacas de peito aberto, com auxílio de circulação extracorpórea, são procedimentos de grande porte para problemas cardíacos mais avançados. Agora, o Hospital Regional Unimed Missões está apto a realizar essa cirurgia com toda a tecnologia, pré-requisitos necessários e equipe qualificada”, afirmou.

Bom para Santo Ângelo e região e, também, para o SUS

Com isso, pacientes com indicação de cirurgia cardíaca de Santo Ângelo, que antes precisavam ser encaminhados para as cidades de Ijuí, distante 45 quilômetros, ou Passo Fundo, 167 quilômetros, podem concentrar a jornada de seu atendimento na cidade que moram, com total segurança e comodidade. “Já tivemos casos de pacientes que durante um exame de cateterismo, o médico avalia a necessidade de cirurgia e encaminha para unidades de Ijuí ou Passo Fundo. Agora toda a jornada de atendimento pode ser feita em nosso Hospital, um benefício importante para pacientes e médicos da cidade”, reforça a enfermeira Paola Dal Santo, coordenadora do Bloco Cirúrgico.

Além disso, em Ijuí e Passo Fundo, as instituições que realizam cirurgias cardíacas são do Sistema Público de Saúde (SUS). Dessa forma, o investimento na capacitação do Hospital Regional Unimed Missões nesse procedimento também contribui para desafogar as unidades públicas dessas regiões nas quais pacientes do SUS entram em fila para realizar a cirurgia.

Sobre a Unimed Missões/RS

A Unimed Missões/RS carrega como missão oferecer soluções em saúde com qualidade para o cliente. Fundada em 1972, a cooperativa presta assistência à saúde para 27 municípios da região das Missões, com sede em Santo Ângelo e escritórios regionais em São Borja e São Luiz Gonzaga. Comprometida em cumprir seu propósito de zelar pela saúde das pessoas, a Unimed Missões/RS busca se adequar constantemente às necessidades das pessoas, criando alternativas para que não precisem sair da região para ter acesso a serviços humanizados, seguros e qualificados.

Hoje, a cooperativa subdivide-se em três negócios: Soluções em Saúde, Hospital Regional Unimed Missões e Saúde Ocupacional. Em seu quadro, conta com 288 médicos cooperados e 122 serviços prestados.

Sobre Hospital Regional Unimed Missões

Fundado em 2012, o Hospital Regional Unimed Missões é referência para as regiões de Missões e Noroeste do Rio Grande do Sul, disponibilizando as mais diversas especialidades e serviços de alta complexidade.

Contempla em sua estrutura os serviços de Laboratório, Diagnóstico por Imagem (Raios X, Tomografia, Ecografia, Mamografia e Ressonância Magnética), Pronto Atendimento, SOS Urgência e Emergência, UTI Adulto, Alta Complexidade Cardíaca (Hemodinâmica e Cirurgia Aberta) e Bloco Cirúrgico.


Fonte: Unimed Missões

Compartilhe essa notícia: