sábado, 22 de junho de 2024
Publicado em 07/06/2024 às 10:23

Estudantes enviam mais de 70 mil cartas de apoio e solidariedade para moradores do Rio Grande do Sul

Estudantes enviam mais de 70 mil cartas de apoio e solidariedade para moradores do Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação/Colégio Marista Paranaense

Crianças de 17 estados brasileiros se mobilizaram para escrever cartas de apoio aos moradores do Rio Grande do Sul que foram afetados pelas enchentes na região. A iniciativa partiu dos estudantes dos Colégios Maristas, que gostariam de fazer um ato concreto de apoio, além das campanhas de arrecadação de donativos que estão sendo realizadas.

Ao todo, foram produzidas cerca de 73.400 cartas, escritas ou desenhadas à mão por crianças da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de 69 unidades. As mensagens são feitas pelas próprias crianças, que transmitem seu apoio de maneira pessoal, com acolhimento e sensibilidade.

De acordo com Matheus Henrique Alves, coordenador de Evangelização da Gerência de Identidade, Missão e Vocação do Marista Brasil, a iniciativa busca promover um gesto de solidariedade entre os estudantes, para que possam em alguma medida se implicar com aqueles que sofrem em detrimento das enchentes no Rio Grande do Sul. "As crianças e os jovens também são sensibilizados pelas imagens e notícias que chegam da região e querem expressar esse sentimento de alguma forma.

Esse gesto de escrever ou desenhar algo para enviar em apoio às crianças, jovens e adultos impactados pela catástrofe é uma forma que encontramos para canalizar esse sentimento em atitudes concretas de cuidado e empatia a favor daqueles que vivem esse momento desafiador. Importante destacar que as escolas também mobilizaram campanhas de arrecadação ao longo desse período".

Distribuição

O Marista Brasil congrega colégios particulares e unidades sociais que atendem gratuitamente estudantes em situação de vulnerabilidade em todo o País. Dessa forma, os colégios se dividiram para produzir mensagens de apoio, principalmente para as 16 unidades sociais do estado gaúcho. Nessas instituições, são cerca de 5 mil alunos nas cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Gravataí.

As cartas serão encaminhadas para a sede do escritório regional do Marista Brasil, em Porto Alegre, localizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que cuidará da distribuição e entrega.

Donativos

Os colégios Maristas também funcionaram como pontos de coleta de donativos para apoiar os gaúchos. Materiais como garrafas de água, cestas básicas, ração para animais e itens de higiene pessoal foram enviados por meio das campanhas organizadas em cada cidade.

Além dos donativos, o Marista Brasil também está arrecadando recursos por meio do Pix sousolidario@maristas.org.br, e qualquer quantia é bem-vinda. O total arrecadado será usado para atender as necessidades locais. 


Fonte: Assessoria de imprensa Marista Brasil

Compartilhe essa notícia: