sábado, 22 de junho de 2024
Publicado em 10/06/2024 às 17:21

Governo do RS lança campanha para arrecadar livros e material escolar; meta é entregar 100 mil kits

Governo do RS lança campanha para arrecadar livros e material escolar; meta é entregar 100 mil kits
Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lançou, nesta segunda-feira (10), a campanha Mochila Cheia, que busca arrecadar livros e materiais escolares para auxiliar estudantes e famílias atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul. A meta é entregar 100 mil kits completos aos alunos da rede estadual afetados. 

— É parte do processo de superação emocional dessas crianças. Estou muito feliz com a receptividade dessa campanha e confiante nos resultados que vamos ter — afirmou a secretária da Educação, Raquel Teixeira, em entrevista à rádio Gaúcha nesta manhã.

Das 2,3 mil escolas estaduais do RS, 144 delas sofreram danos severos ou foram destruídas pela enchente que atingiu o Estado em maio. Neste grupo das mais impactadas, há 120 instituições que tiveram os prédios danificados e precisam de reformas em redes elétricas e hidráulicas. São 55,1 mil estudantes no conjunto das instituições mais afetadas.

Além dos materiais escolares, a ação do governo busca garantir livros para os alunos, tendo em vista que 138 bibliotecas foram destruídas pela enchente. Quem quiser contribuir para a recomposição do acervo pode consultar no site da Seduc uma lista com 48,6 mil títulos de literatura brasileira e universal indicados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de uma aba destinada aos autores gaúchos.

governo pede que sejam doados livros que constem na lista, e que estejam em bom estado. O objetivo é arrecadar cerca de cinco exemplares por aluno e atingir a meta de 245 mil livros doados. Os livros podem ser entregues junto dos materiais escolares. Vale lembrar que não é necessário doar kits completos, é possível doar itens avulsos.

O que doar 

Mochilas 

Cadernos 

Calculadora 

Canetas azul/preta e vermelha 

Caixas de grafite 

Giz de cera - Kit 

Lapiseiras 

Réguas  

Lápis de cor - Kit 

Caneta hidrocor - Kit 

Lápis preto 

Apontadores 

Estojos  

Squeezes 

Livros de literatura infanto-juvenil 

Onde doar

Na Capital, o principal ponto de coleta da campanha é na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira, na Rua Furriel Luiz Antônio de Vargas, 135, no bairro Bela Vista. A instituição esteve ameaçada de extinção e renascerá como Escola de Arte e Cultura, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).  

prédio servirá para recebimento de doações e montagem dos kits que serão entregues às crianças de acordo com a idade e a série. O espaço para doações funciona das 10h às 16h, com equipes da Seduc no local. Nos municípios do Interior, as doações serão organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os interessados devem entrar em contato com a CRE de cada região para obterem informação sobre os pontos de coleta. É possível conferir neste link a lista e telefones das CREs.


Fonte: GZH

Compartilhe essa notícia: