Publicado em 20/12/2024 às 14:51

Gratidão

 Escrever sobre gratidão é um clichê nesta época do ano, mas vamos de Mercedes Sosa: “gracias a la vida que me ha dado tanto”.

Não recordo como tudo aconteceu, porém, certa vez, percebi que apenas deveria agradecer a vida. Comecei, então, a desejar coisas boas para outras pessoas.

Talvez seja o efeito da paternidade, quando deixamos o egoísmo de lado, e as energias quânticas são direcionadas aos filhos, e os olhos dessas criaturinhas iluminam a nossa vida, quem sabe até o mundo.

É verdade que somos sujeitos desejantes. Buscar a realização de sonhos, querer uns trocados a mais, como qualquer brasileiro que arrisca na loteria, é algo absolutamente comum na sociedade. Todavia, a concretização dos desejos faz parte de um processo natural em nossa existência.

Se não acontecer, tudo bem, devemos estar de prontidão no última dia do calendário para dizer muito obrigado, agradecer até mesmo pelas frustrações que se tornaram lições a nos preparar para o ano seguinte.

Talvez a percepção da vida esteja afetada pela proximidade dos cinquenta anos. A Louise diz que às vezes eu acelero o tempo, pois ainda falta um pouco para a primeira metade de século. 

A gratidão é uma força silenciosa, mas imensa. É um sentimento que tem o poder de transformar não apenas nossas vidas, mas também as daqueles ao nosso redor.

Cultivar a gratidão é praticar a arte de ser feliz. É produzir um remédio para a alma. A gratidão nos ensina a ver beleza nas pequenas coisas, a entender que cada momento é precioso e que cada gesto, por mais simples que seja, pode ser uma fonte de amor, e amar e ser amado é muito bom!

Gratidão não é apenas uma palavra, talvez uma filosofia de vida. A verdadeira riqueza está em saber agradecer. É reconhecer que, mesmo nas tempestades em um desconhecido mar, sempre existe um porto seguro para o navegador.

A gratidão é uma boa escolha, uma prática que exige de nós uma mudança de perspectiva. Quando nos dispomos a ser gratos, deixamos para trás a dor do que falta e passamos a valorizar o que temos.

Gratidão, portanto, por mais uma data natalícia.

                



Compartilhe essa notícia: