Publicado em 05/11/2021 às 14:00

Gerúndio absoluto

Gerúndio é uma das três formas nominais do verbo – infinitivo, particípio e gerúndio. Gerúndio sempre termina com ndo – estudando, vendendo, partindo. É mais usado nas construções perifrásicas, ou seja, nas locuções verbais – estou estudando, passo vendendo, continuo partindo. Mas pode o gerúndio ser empregado, também, em função adverbial, equivalendo, portanto, a um advérbio. Nesses casos de emprego, o gerúndio funciona como um transmissor de circunstâncias, aspectos e funções próprias do advérbio. Quando assim empregado, o gerúndio exerce o núcleo de uma oração subordinada adverbial, em sua forma reduzida – reduzida de gerúndio. O gerúndio, quando deve ser usado numa frase, pode ser usado, mas de modo comedido, pois o abuso de seu uso pode enfear a frase em vez de embelezá-la. Os puristas chamam de endorreia o abuso de gerúndio.

O gerúndio, em função adverbial, com o papel de expressar circunstâncias, é denominado de gerúndio absoluto. Gramáticos deram-lhe esse nome. Aqueles que escrevem textos, quaisquer textos, em quaisquer áreas e em quaisquer espaços, também nas ocasiões de concursos, podem fazer uso do gerúndio absoluto. Apresentam-se a seguir oito exemplos de frases com gerúndio absoluto, negritado.

Quem me manda ser triste, podendo viver contente?” Nessa frase, Augusto Dias usou o gerúndio expressando circunstância de tempo – enquanto.

Sofrendo com a perda da mãe, evitava festas e comemorações.” Nessa frase, Rodrigo Bezerra usou o gerúndio expressando circunstância de causa – porque, já que, visto que.

Não tendo condições financeiras, não viaje para fora do país.” Nessa frase, Rodrigo Bezerra usou o gerúndio expressando circunstância de condição – se caso.

E das feridas se remediavam as doninhas, esponjando-se em uma moita de saramagos.” Nessa frase, Bernardes apud Cláudio Brandão usou o gerúndio expressando circunstância de modo – tristemente, assim.

Vim para estes ermos, fugindo das gentes para quem só anoiteceu e amanheceu.” Nessa frase, padre Manuel Bernardes usou o gerúndio expressando circunstância de finalidade – para que, a fim de que.

Estas estavam juntas de alto a baixo, fazendo um só corpo.” Nessa frase, em Êxodo, o gerúndio expressa circunstância de consequência – de modo que, de maneira que.

Assim, no arremate, saramago é erva de raízes fundas, de folhas ovadas, de 5 a 11, denteadas, com flores em cacho, vermelhas, amarelas... Não confundir com saramátulo, que é cada um dos chifres do veado quando ainda tenros.





Compartilhe essa notícia: