Publicado em 09/08/2024 às 14:56

SOS Agro gaúcho

SOS Agro gaúcho

Milhões de aves mortas, outros milhares de bovinos e caprinos, casas arrastadas pelas águas, lavouras destruídas de tal forma que as condições do solo não permitem sequer o replantio. As cenas que nos entristeceram durante as enchentes, foram expostas em vídeo num telão durante a manifestação do Movimento SOS Agro que levou 4 mil pessoas a Porto Alegre nesta semana.

O deputado estadual Eduardo Loureiro participou do ato, conversou com as lideranças do movimento e engrossou os apelos para salvar o agro gaúcho. “As dificuldades já eram difíceis antes, mas com a enchente a situação se agravou. É preciso apoio e incentivo aos produtores rurais atingidos, sob pena de muitos não conseguirem mais a produzir. Isso é grave porque o setor é a base da nossa economia e um dos principais responsáveis pelo PIB no Brasil”, reiterou Loureiro.

 

Quatro candidatos à sucessão do prefeito Jacques

Não houve nenhuma grande surpresa na composição das chapas que irão concorrer à sucessão do Prefeito Jacques Barbosa em outubro. Dos seis pretendentes iniciais, quatro confirmaram as candidaturas e um deles irá concorrer a vice-prefeito.

O PDT homologou a candidatura do médico Dr. Volnei Teixeira, que é o atual vice-prefeito. Já foi vereador no município de Entre-Ijuís. O Republicanos homologou o nome do ex-prefeito José Lima Gonçalves, que tenta voltar para a Prefeitura pela segunda vez.

O PL confirmou o nome de Nívio Braz, que fará sua segunda tentativa de ocupar o Paço Municipal. E o Partido dos Trabalhadores homologou o nome do vereador Gilberto Corazza.

Por enquanto a movimentação só acontece nos bastidores dos partidos, porque a campanha realmente mais intensa somente será liberada a partir do dia 16 deste mês. No rádio e televisão, a propaganda eleitoral gratuita começará no dia 30 de agosto, quando o clima político realmente vai esquentar.

 

O perfil dos quatro candidatos a vice

Dois candidatos a vice-prefeito podem ser considerados como novidade no cenário político. Um deles é o advogado Gilberto Kerber, que já esteve à frente do antigo PFL, mas estava bem afastado e se dedicando exclusivamente à advocacia. Integra a chapa do candidato José Lima.

O outro nome é Volmari Carneiro, um antigo e combativo sindicalista, mas que também estava afastado das atividades sindicais. Figura na chapa do candidato Gilberto Corazza, do PT.

Já o candidato a vice do PDT. Dr. Luis Carlos  Cavalheiro estreia no cenário político, porém é vastamente conhecido como ex-secretário de Saúde, no auge da pandemia, e como como médico, vice-presidente da Unimed.

E o vereador Carlos Gonçalves, o Carlão, eleito pelo PRTB, que tinha Nívio Braz como candidato a prefeito em 2020 e agora será seu parceiro de chapa, indicado pelo PP, partido ao qual filiou-se na “janela” deste ano.

Todos eles, certamente, terão papel preponderante durante o breve período pré-eleitoral. Um deles será eleito em substituição ao atual vice Dr. Volnei Teixeira.

 

Cinco vereadores não são candidatos à reeleição

Independentemente de quem for eleito para vereador, a fotografia do Legislativo vai mudar   substancialmente a partir de janeiro do ano que vem.

Nada menos do que cinco dos atuais vereadores não estarão na disputa por vaga no Legislativo em 6 de outubro. O vereador Gilberto Corazza, do Partido dos Trabalhadores será candidato a prefeito e Carlos Gonçalves, do PP, para vice, enquanto os outros três da bancada do PDT decidirão não concorrer.

A vereadora Jacqueline Possebom,  há mais de três meses anunciou que este é o seu último mandato- é o terceiro consecutivo, e que pretende se dedicar exclusivamente à área da saúde, onde atua há muitos anos como enfermeira.

Felipe Terra Grass, atual presidente do Legislativo, também não vai concorrer, dedicando-se a atuação como quiropraxista, onde está obtendo muito sucesso.

Por fim, o vereador Nanaco também não renovou sua candidatura e vai apoiar uma mulher candidata ao Legislativo.

Portanto, dos 15 vereadores atuais, quase um terço não retornará para o próximo mandato.

 

Depois de 24 anos, Mato Queimado terá disputa pela Prefeitura

Desde a sua fundação, o município de Mato Queimado terá pela primeira vez disputa pela Prefeitura. Nas eleições dos últimos 24 anos, o município sempre apresentou candidato único.

Desta feita, a sucessão do prefeito Joaquim Bourscheid, será disputada por duas candidaturas. Pela oposição, o União Brasil lançou Tarso Gilberto Thum como candidato a prefeito e Ademir Rogério da Luz como vice.

Já a situação terá o vice-prefeito Mauro Hartmann (PP) como candidato a prefeito e José Fengler (PRD) como vice. 

Serão ainda mais de 20 candidatos disputando as nove vagas na Câmara de Vereadores.

Por outro lado, no município de Rolador, a eleição está definida. O prefeito João Alberto Aquino Gomes, do MDB é candidato a reeleição e não terá adversário. Loiara dos Santos, do PP, é a candidata a vice.

 

Azul retomará voos para Porto Alegre em outubro

A Azul anunciou nesta sexta-feira (9) que retomará os voos entre Santo Ângelo e Porto Alegre. A data estabelecida pela companhia é 21 de outubro, mesma data anunciada para a reabertura do Aeroporto Salgado Filho.

Os voos para a Capital foram suspensos devido ao alagamento do Aeroporto da Capital. Nesse tempo, a Azul operou com voos para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP.

 



Compartilhe essa notícia: