Publicado em 29/11/2024 às 15:25

AL vai debater projeto que cria Lei Gaúcha de Acessibilidade e Inclusão

 AL vai debater projeto que cria Lei Gaúcha de Acessibilidade e Inclusão
Foto: Stephanie Gomes

Por iniciativa do deputado estadual Eduardo Loureiro, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa realiza na próxima quarta-feira dia 4, a partir das 9h30 na Sala da Convergência, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 293/2021, que institui a Lei Gaúcha de Acessibilidade e Inclusão (Legai). O debate integra a programação do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, implementado pela ONU para ser lembrado sempre no dia 03 de dezembro.

Para debater o extenso projeto de lei, que possui mais de 160 artigos, estão sendo convidadas entidades, conselhos, secretarias e órgãos de Estado. Para o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coepede) Nelson Kalil, a audiência é fundamental para que os gaúchos tenham uma norma legal que garanta os direitos das pessoas com deficiência.

 

 Mini Mundo Missioneiro será instalado em São Miguel

Um importante atrativo turístico a ser instalado nas Missões até 2026, quando serão celebrados os 400 das reduções jesuíticas-guaranis, já tem local definido. O Parque do Mini Mundo Missioneiro será implantando em São Miguel das Missões, informa o deputado estadual Eduardo Loureiro. “É mais uma etapa que avançamos visando preparar a região para essa data tão marcante”, destaca o parlamentar.

A escolha foi realizada por avaliadores independentes indicados pelo governo do Estado dentre os membros da Comissão Oficial dos 400 anos, mas sem qualquer vínculo com os municípios da região envolvidos na disputa pelo investimento, a ser feito pela Secretaria Estadual de Turismo. Numa avaliação técnica composta por quatro tipos de notas, o município de São Miguel das Missões foi escolhido, em detrimento a outras duas cidades.

O Parque Mini Mundo Missioneiro vai retratar, em miniaturas, todas as sete reduções missioneiras, iniciadas pela primeira delas, fundada em 03 de maio de 1626 em São Nicolau; até a última, em Santo Ângelo, erguida em 1706.

 

Presidente do TRT receberá título de cidadania

Na próxima segunda-feira (2)  estará em Santo Ângelo o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Ricardo Martins Costa. Na oportunidade, Costa receberá o título de cidadão honorário em sessão solene da Câmara de Vereadores. A homenagem foi proposta pelo vereador Rodrigo Flores (PDT), sendo aprovada por unanimidade.

O desembargador participará de café da manhã no salão nobre da CDL, com empresários, lideranças sindicais e de entidades de classe. Falará sobre o tema : "Perspectivas para o Direito do Trabalho na Atualidade".

Ainda pela manhã será recebido pelo prefeito Jacques Barbosa e à tarde a será empossado no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Após receber a cidadania, será homenageado com jantar no Restaurante Iráh.

 

Luciana Meireles reeleita na OAB

Numa eleição que pela primeira vez nos últimos anos teve a disputada de duas chapas, os  advogados de Santo Ângelo reelegeram Luciana Meirelles Correa para mais um mandato de  três anos na presidência da OAB local.

A disputa foi tranqüila e de alto nível, mantendo a boa da OAB frente aos seus profissionais. Para o novo mandato, Luciana tem como vice Stefano Heineck Brasil. Na foto também está ao lado de Fábio Milke, eleito secretário geral.

A oposição teve como candidato William Fonseca Lemes.  O placar, de certa forma surpreendeu até mesmo a chapa vencedora. Luciana foi reeleita com 59,49% dos votos contra 40,51% da chapa de oposição. A diferença foi significativa, com 18,98% a favor da chapa vencedora.

 

Fenasoja deve ser a maior de todos os tempos

A Fenasoja, aberta nesta sexta-feira (29), será a maior de todos os tempos. A abertura oficial será realizada na manhã deste sábado (30), com cobertura especial do Grupo Missões de Comunicação, por meio das plataformas digitais da Rádio Santo Ângelo.

Segundo o presidente Dario Jr Germano (foto), a estimativa é de um público de mais de 350 mil visitantes. A projeção de negócios está estimada em R$ 1,2 bilhão.

Para se ter uma  idéia do público visitante, principalmente de autoridades, num raio de 50 a  60 quilômetros de Santa Rosa não tem mais hotel disponível.

Na tarde deste sábado, o Tribunal de Contas do Estado deverá  levar para a Fenasoja mais de  cem prefeitos, que somados aos  assessores, somam mais de  300 pessoas que certamente precisarão de acomodação.

Tem ainda três dias de reuniões de governadores e superintendentes do Mercosul. Sem  contar que o ex-presidente Jair Bolsonaro vai visitar a feira na próxima sexta (6), o que deve levar uma multidão ao parque.

Se o tempo ajudar, o evento realmente promete, sem falar nos shows de boa qualidade que  serão realizados  durante a semana inteira.

 



Compartilhe essa notícia: