terça-feira, 16 de julho de 2024
Publicado em 22/06/2023 às 07:03

Senado aprova indicação de Cristiano Zanin a vaga no STF

Senado aprova indicação de Cristiano Zanin a vaga no STF

O Senado aprovou, na noite de ontem (21), a indicação do advogado Cristiano Zanin a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O nome foi apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem Zanin foi advogado. Foram 58 votos favoráveis e 18 votos contrários. Não houve abstenção.

Eram necessários 41 votos dos 81 possíveis no plenário para que seu nome fosse aprovado. Com isso, Zanin fica apto a assumir a vaga aberta pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski, que deixou a Corte em abril.

Cabe apenas ao Senado aprovar ou não a indicação de nomes ao STF. A votação é secreta. Com a aprovação, Zanin, que tem 47 anos, poderá atuar por 28 como ministro, até atingir os 75 anos.  

Antes da votação no plenário, Cristiano Zanin havia sido sabatinado por cerca de sete horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Na CCJ, o nome dele foi aprovado com 21 votos favoráveis e cinco contrários.

Durante a sabatina, ele respondeu perguntas de senadores sobre questões como marco temporal, aborto relação com Lula. O processo, que é etapa obrigatória do rito legal para a chegada ao cargo na Corte superior, iniciou-se pela manhã e se estendeu por mais de sete horas.

Zanin ganhou notoriedade nacional por ter sido advogado do hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da Lava-Jato, que levaram Lula à cadeia por 580 dias. O trabalho colocou o advogado contra o então juiz Sergio Moro, responsável pela operação. Hoje, Moro é senador pelo União Brasil do Paraná e participou da sabatina.


Fonte: GZH

Compartilhe essa notícia: