terça-feira, 16 de julho de 2024
Publicado em 05/08/2023 às 19:42

Trigo encontra-se na fase de espigamento

Trigo encontra-se na fase de espigamento
Foto: Arquivo JM

Em Santo Ângelo a área plantada com trigo atinge 12 mil hectares. A agrônoma Márcia Dezen, chefe do Escritório local da Emater, lembra que o plantio foi finalizado há cerca de um mês e as lavouras encontram-se na fase de desenvolvimento e emissão de espiguetas.

Ela acredita que o ideal para o trigo agora seriam temperaturas baixas, umidade relativa do ar baixa, chuvas regulares e incidência de luz solar. “Esse seria o clima ideal”, observa.

A safra de trigo do ano passado em Santo Ângelo foi considerada muito boa, com produtividade de 80 sacas por hectare alcançada em muitas propriedades e PH entre 78 e 83.

 

EL NIÑO

O presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo, Laurindo Nikititz, observa que as lavouras de trigo tiveram uma boa germinação, mas acentua que geadas podem ser prejudiciais nesse período. “Em relação as doenças fúngicas e insetos,estes estão sob controle embora, o clima não esteja favorável, pois a alta humidade e as temperaturas elevadas não são muito positvas”.

Nikititz frisa que os produtores estão preocupados com os efeitos do fenômeno El Niño, que favorece as culturas de verão e prejudica as de inverno devido ao volume alto de chuvas. “Essas chuvas sequenciais podem ocorrer no período de colheita, no fim de setembro, início de outubro e se isso ocorrer, vão prejudicar a qualidade dos grãos”.

 

MERCADO

Com relação ao mercado, Laurindo Nikititz ressalta que o mesmo está estável, com preço de cerca de R$ 66,00 a saca com PH 78. “Talvez haja uma reação nos preços devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, a qual prejudica a exportação daqueles países, com isso os países importadores poderão vir a buscar o trigo em nosso país e, consequentemente, melhorando assim os preços, mas no mercado interno não há nenhum aceno para melhores preços a curto prazo.

 



Compartilhe essa notícia: