Publicado em 10/11/2021 às 15:51

Apae

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), segundo consta, nasce em 1954, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, caracteriza-se por ser uma organização social, com o objetivo de principal de promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Há Associações espalhadas pelo solo pátrio, movidas por pessoas altruístas, doando-se em favor de terceiros, impossibilitados de conduzir a própria vida por si. O gesto despercebido de muitos, tem real e profunda importância à quem necessita do valioso trabalho dispendido por voluntários.

Todavia, as Associações necessitam de trabalho auxiliar, logo, de profissionais com habilidades e competências para atender as múltiplas manifestações em que cada ser humano integrante desse quadro, que está a suplicar auxílio, ainda que silencioso, quanto as anomalias que o impedem de exercitar apor si só, atividades essenciais e/ou inerentes a cada ponto. Para tanto, as Associações necessitam contratar profissionais devidamente qualificados, aptos e dispostos ao exercício profissional, ofício profundamente digno e edificante, um trabalho de inclusão social – meritório –, as APAEs, realizam trabalhos maravilhosos. 

Descabe nesse espaço, avaliar as razões pelas quais um ser traz consigo determinada anomalia, sequer, o colunista possui conhecimento para tanto, no entanto, a realidade está posta e isso não é privilégio de uma ou outra nação, ocorre com os seres humanos, onde esses estejam. Aliás, falando em seres humanos, eis um fato relevante para debate mais aprofundado, questão por vezes relegadas a plano terciário, quiçá, a questão mereça maior atenção legislativa, porque segundo a literatura, está ligada a formações congênitas, virais e as transmissíveis.

Em Santo Ângelo, a Associação de Amigos dos Excepcionais, está localizada na rua Vinte e Dois de Março, defronte aos Bombeiros, onde pode ser visitada e verificada a prestação dos serviços de relevância social, inclusive a alfabetização, segundo as características individuais, por igual, recebem conhecimentos específicos, visando introdução ao mercado de trabalho, esse quesito, já incluso na legislação nacional. Embora hajam carências intelectuais dos alunos das APAEs, diversas entre si. Eles merecem o carinho e a atenção de todos, apenas carregam consigo algumas lacunas intelectuais, porém, somos seres imperfeitos, ainda que queiramos ser simétricos intelectualmente!

De Mauro Azeredo, ex-prefeito(sempre prefeito) de Santo Ângelo, ouvimos, APAE: uma escola de vida, de amor, de esperança, de solidariedade! Logo: No largo da solidariedade / A vida sonha esperanças / Lindas vinhetas de aprender / Mãos dadas se faz escola / A desesperança despedaça / Surgem luzes – conhecimento / Planejares para o trabalho / Sorrisos todos merecem!



Compartilhe essa notícia: