terça-feira, 23 de abril de 2024
Publicado em 14/03/2024 às 15:00

Entre-Ijuís promove 1º Festival Municipal de Pratos de Soja no próximo domingo

Entre-Ijuís promove 1º Festival Municipal de Pratos de Soja no próximo domingo

Mais de 300 pessoas são aguardadas no 1º Festival Municipal de Pratos de Soja (Feprasoja), evento que irá mobilizar as comunidades de Entre-Ijuís em uma programação que congrega integração comunitária, palestra técnica, almoço e concurso culinário de pratos derivados de soja. O evento acontece no domingo (17/03), junto ao salão comunitário de Esquina Gaúcha, das 9h45 às 15h30. A iniciativa é da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Prefeitura Municipal, Secretaria de Assistência Social de Entre-Ijuís, Igreja Luterana de Esquina Gaúcha e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com diversos apoiadores locais.

A recepção dos participantes será a partir das 9h45, com abertura oficial às 10h e celebração ecumênica às 10h15. Os Caminhos da Soja, com ênfase na história da soja, buscando contar sobre como ocorreram os primeiros plantios, o impacto local e regional da cultura, será abordado pelo pastor Elemar Frederico Reus, da Igreja Luterana.

Ao meio-dia será servido almoço, os cartões no valor de R$ 35,00 podem ser adquiridos junto à Comunidade da Esquina Gaúcha, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura.

Às 13h45 iniciam-se as atividades do Festival dos Pratos de Soja. Entre as ações está o concurso que irá definir os pratos que representarão o município de Entre-Ijuís no Festival Regional de Pratos Derivados de Soja, que acontece em maio, durante a Fenasoja 2024.

Estão inscritos na fase municipal 20 pratos, divididos nas categorias doce e salgado, além de receita elaborada por agroindústria local. Entre os objetivos da realização do Festival estão valorizar a soja produzida pela agricultura local; incentivar a divulgação do consumo da soja de forma prática, saudável, complementar e diversificada na alimentação humana; incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis inserindo alimentos integrais e valorizando os produtos da agricultura familiar que fazem parte da identidade alimentar do município e região; além de divulgar a cultura da soja, relacionada às características e à história dos municípios da região.

O evento segue, às 15h, com momento cultural, que ocorre concomitantemente com a reunião sobre a realização do Sol a Sol Municipal com lideranças comunitárias.  

O encerramento está previsto para às 15h30.


Fonte: Emater/RS

Compartilhe essa notícia: