terça-feira, 16 de julho de 2024
Publicado em 05/07/2024 às 17:35

Novas cargas de alimentação animal são enviadas a agricultores atingidos pelas enchentes no RS

 Novas cargas de alimentação animal são enviadas a agricultores atingidos pelas enchentes no RS
Foto: José Schafer / Divulgação Emater

A solidariedade mais uma vez movimentou a Fronteira Noroeste e as Missões na primeira semana de julho. Nesta sexta-feira (05/07), novas cargas de feno e de casca de soja foram enviadas da região a municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, onde há carência de oferta de alimentação aos animais, principalmente de grande porte como os bovinos de corte e de leite.

A corrente mais uma vez uniu agricultores, Extensão Rural e empresas da região, que compreendem a importância de manter o apoio diante das dificuldades que seguem sendo enfrentadas em propriedades da região Metropolitana e no Vale do Taquari.

De Rolador, nas Missões, uma carga saiu lotada com feno graças à boa vontade de produtores locais, com apoio do poder público municipal, através da Secretaria de Agricultura e do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar. Unidos ao movimento, a Transportes Kleinubig realiza o transporte e a Steffen Bebidas forneceu o combustível, permitindo que as doações sigam rumo a Triunfo.

Em uma parceria entre Warpol e Taborda Transportes, outra carga com 10 mil quilos de casca soja, importante suplemento energético, além de centenas de fardos de feno doados por produtores da região, seguiu com destino a Charqueadas, onde está organizado um ponto de distribuição destes alimentos. O carregamento do feno que estava no Parque de Exposições de Santa Rosa contou mais uma vez com o apoio da Ketten Bebidas, que forneceu a empilhadeira, e da Emater/RS-Ascar.

Nos destinos, quem aguarda são extensionistas da Emater/RS-Ascar e técnicos das prefeituras, responsáveis por organizar as distribuições para propriedades cadastradas que necessitam de apoio para a alimentação de animais.

A campanha de arrecadação de feno tem movimentado a região de Santa Rosa nas últimas semanas. Ao compreender as dificuldades enfrentadas, agricultores do Noroeste gaúcho atenderam ao chamado da ação coordenada na região de Santa Rosa pela Emater/RS-Ascar e pela Fenasoja, com o apoio de administrações municipais. Ao longo do processo já se contou também com a participação da Coopermil e da Sintralog na logística das doações.


Fonte: Emater-RS/Ascar

Compartilhe essa notícia: