Publicado em 10/11/2021 às 10:00

Cremação é solução

Ampliação dos cemitérios existentes ou construção de novos constitui preocupação constante dos poderes públicos municipais, diante da ocupação dos espaços cada vez maior. No Brasil a cremação dos cadáveres não faz parte da nossa cultura, mas, na última década a providência tem se alastrado por muitas cidades e ganha considerável número de adeptos em Santo Ângelo. Como não há crematório aqui, apela-se para o de Santa Rosa. A tendência é que, em breve, alguém encampe a ideia e construa um crematório em nossa cidade, principalmente como imposição higiênica. Como recomendação de autoridades sanitárias.

Vivi Gurka também pensa assim e nos traz ajustado depoimento, a seguir reproduzido:

- Concordo plenamente. Trata-se de problema ambiental seríssimo. Oito em cada dez cemitérios têm problemas estruturais e, como consequência, surge o *necrochorume, que se infiltra contaminando solo e lençol freático. Crematório urgente!

A decisão de optar pela cremação não obedece a nenhuma opção religiosa, e tão somente ao livre arbítrio de cada um. Não sei de nenhum credo religioso que impeça o seu seguidor de preferir a incineração do seu corpo físico quando chegar o momento de fechar os olhos. E também não sei de nenhuma corrente religiosa que recomende a providência que vai poupar trabalho aos descendentes no que toca à limpeza e conservação dos túmulos. A santo-angelense Ana Maria Kliemann Marchioro, hoje residente em Caxias do Sul, não alimenta nenhuma dúvida sobre o acerto do ato crematório

Ana Maria é categórica ao afirmar:

- Concordo com a cremação. Eu, particularmente, já deixei meu desejo de ser cremada.

Os crematórios pedem declaração expressa, por escrito, do candidato à cremação, de preferência em documento subscrito em tabelionato. Vergínia Nardes Barcelos já tomou essa providência há muitos anos e certamente o documento ficará na gaveta por muitos outros anos. Vergínia, com muita convicção, nos escreve nos seguintes termos:

- Sou completamente a favor da cremação. Assinei em cartório o meu pedido desde o ano 2000. Nunca gostei de ir a cemitério. E o meu esposo Marco Neri Barcelos, também quer ser cremado.

O Espírito Emmanuel aconselha que a cremação ocorra 72 horas após o óbito, tempo para que o espírito esteja livre das sensações terrenas e conscientizado de que o corpo físico não serve pra mais nada.

* necrochorume – líquido percolado resultante da decomposição de cadáveres.


O ENSINAMENTO DE CHICO XAVIER“Enquanto não trouxer Jesus no coração, o homem não saberá o que fazer de si mesmo.” 


 



Compartilhe essa notícia: