Publicado em 21/06/2024 às 15:29

Defesa da educação inclusiva mostra força

Defesa da educação inclusiva mostra força
Foto: Vagner Velasques/Rádio Santo Ângelo

O anúncio de uma portaria da Secretaria Estadual de Educação propondo mudanças na educação inclusiva gerou uma mobilização do setor, liderada pelo deputado estadual Eduardo Loureiro, que possui um trabalho muito forte na causa da educação especial.

Depois de se reunir com o chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, para tratar do tema, o deputado participou de reunião com a direção local da Apae e representantes do 3º, 4º e 16º Conselhos na tarde de quinta-feira (20).

Para a sexta-feira (21) estava agendada uma reunião na Secretaria Estadual para tratar do tema. Entretanto, Eduardo recebeu a informação do chefe da Casa Civil do cancelamento do encontro e da proposta da criação de um Grupo de Trabalho para em conjunto definir a parceria entre as Apaes e o Estado. O que foi considerado um avanço, fruto da mobilização.

A portaria 325 de 25 de março deste ano, traz várias alterações no modelo de serviço prestado, tais como limite de idade para os alunos se matricularem nas Apae’s e tempo de permanência delas na instituição, determinando também mudanças na emissão dos laudos e pareceres pedagógicos, entre outras medidas.

A reunião contou com as presenças do deputado estadual Eduardo Loureiro; vereador Vando Ribeiro; presidente da Apae Santo Ângelo, Adão Lago Pinto e conselheiro regional Nelson Schneider.

 

Projetos inviáveis legalmente

Algumas ideias são interessantes, em tese promovem uma boa ação para a comunidade. Entretanto, se ferem a lei, são inviáveis. Simples assim.

Uma lei federal sempre se sobrepõe. Regra, fácil e clara. Ah, mas essa lei está errada, teria que ser modificada. Bom, é para isso que existe o Congresso Nacional. Os deputados federais estão lá para isso, embora poucos tenham clareza a respeito da função que deveriam exercer.

Além disso, se o gestor sancionar uma lei que fere a Constituição estará se colocando em risco.

E quando a irregularidade é explicada didaticamente por um membro do Ministério Público ao proponente a insistência é quase inexplicável. Ganha o caminho fácil da demagogia.

 

A volta da Asaf

Neste sábado (22), a Asaf retorna à disputa do futsal adulto. O clube tem uma grande tradição. É bicampeão da Série Prata, em campanhas memoráveis e sempre com destaque para atletas e treinadores locais.

O clube sempre apostou na base. Faz um trabalho espetacular, recheado de títulos. E o que é extremamente importante, age com absoluta correção e, por isso, desfruta de enorme credibilidade com a comunidade. Isso é essencial.

Uma boa campanha vai entusiasmar os santo-angelenses, apaixonados pelo futsal. O fato da Associação Entre-Ijuís já estar consolidada e na disputa da Liga A, será salutar, sem dúvida, para o crescimento da Asaf.

 

POLARIZAÇÃO-Apostar na polarização nacional como base para a eleição municipal é um erro. Na eleição municipal pesam as peculiaridades locais mais do que diferenças nacionais. A convivência comunitária e, principalmente, o fato de que se conhece o que cada um faz ou é capaz de fazer são bem mais decisivos que ideologias.

 

MUITA ÁGUA AINDA - As definições políticas se aproximam. As peças estão no tabuleiro. Entretanto, muita coisa ainda pode acontecer, mesmo que as surpresas que ocorrem não sejam especificamente radicais. A água segue seu curso. Alguns palpites são arriscados e o que se fala em público não é exatamente o que se diz no particular.

 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

O que tem de cristão propor penalização extremamente cruel para quem foi vítima de violência?

 

SÓ PARA LEMBRAR

As definições políticas se aproximam. As peças estão no tabuleiro. Entretanto, muita coisa ainda pode acontecer, mesmo que as surpresas que ocorrem não sejam especificamente radicais. A água segue seu curso. Alguns palpites são arriscados e o que se fala em público não é exatamente o que se diz no particular.

  

PARA REFLETIR

"Num país como o Brasil, manter a esperança viva é em si um ato revolucionário." Paulo Freire



Compartilhe essa notícia: