domingo, 26 de maio de 2024
Publicado em 24/06/2023 às 09:00

Foi vítima do golpe do PIX? Saiba o que fazer

Foi vítima do golpe do PIX? Saiba o que fazer

O PIX é uma ferramenta de pagamento instantâneo criada pelo Banco Central, e que se tornou um facilitador de acertos comerciais, negociações e outros.

Mas apesar de ser um facilitador para negociações, também se tornou um facilitador para golpistas que se utilizam dessa ferramenta para realizar fraudes.

Hoje existem vários tipos do chamado “golpe do pix”, e os mais comuns são:

- PIX em dobro - Um perfil de conhecidos no Instagram ou Facebook é hackeado, e os golpistas se passam pela pessoa, postando indicações de PIX Bolão ou PIX devolutiva - Invista R$ 100,00 e receba R$ 200,00 em 5min.

- Golpe dp Falso familiar - Copiam a foto do Perfil de Rede Social e enviam mensagens para familiares informando que “trocou de número”. Pedem PIX para alguma emergência, e a pessoa passa achando ser alguém conhecido.

Você já foi vítima desses golpes ou conhece alguém que tenha sido? Então fique atento para o procedimento que você precisa fazer para tentar recuperar o seu dinheiro:

- Bloqueio cautelar: Você precisa informar ao banco a ocorrência da fraude e pedir o bloqueio cautelar. Nesse caso, o dinheiro ficará bloqueado na conta em que foi enviado o pix por pouco tempo até o banco buscar informações.

- Mecanismo Especial de Devolução: criado para os casos em que o bloqueio cautelar não funcionar.

- Registro de Boletim de Ocorrência.

É importante lembrar que você precisa fazer isso O QUANTO ANTES, porque quanto mais tempo levar para tomar providências, menor é a chance de recuperar os valores.

Além disso, se você tomou todas as providências administrativas e não conseguiu recuperar o seu dinheiro, é hora de buscar uma ação judicial para tentar realizar a recuperação e contratar um advogado de sua confiança.




Compartilhe essa notícia: