A colheita da soja segue em ritmo intenso em Santo Ângelo. Os resultados são considerados excelentes, superando a média projetada pela Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias (Comea) de 55 sacas por hectare.
Àlvaro Uggeri Rodrigues, secretário municipal de Desenvolvimento Rural, destaca que 80% da área de 35 mil hectares cultivada com soja no município já foi colhida. Como a colheita ainda está em andamento,ainda não dá para ser apontada uma produtividade média, porém, existem relatos de produtores informando médias superiores a 70 sacas por hectare.
A colheita deve ser encerrada ainda no mês de abril, a maior parte ainda na primeira quinzena. Os membros da Comea devem se reunir ainda no mês de abril ou início de maio para avaliar a safra, reunindo os números finais em termos de produtividade.
COTAÇÃO
Além do resultado quantitativo da colheita, bem diferente da safra passada onde a estiagem provocou uma queda substancial, que chegou a alcançar 60% na maioria das lavouras, Àlvaro frisa que a cotação da soja também colabora para que os produtores tenham excelentes resultados. “Com a cotação atual, a repercussão será altamente positiva na economia local”, avalia.
A soja esteve cotada a R$ 165,00 nesta semana.