terça-feira, 16 de julho de 2024
Publicado em 16/09/2023 às 09:59

Seguem disseminando notícia falsa

Seguem disseminando notícia falsa

É incrível, mas a prática da disseminação de notícias falsas segue ocorrendo em grande escala. Não é novidade, afinal, tem um grupo político que se move apenas com essa tática. Porém, usar de uma tragédia terrível como a que a região do Vale do Taquari está vivendo para tentar atingir adversários políticos é um absurdo.

A desinformação dava conta que as doações para a atingidos pela enchente não seriam entregues até que o presidente da República viesse ao Estado. Já foi cabalmente desmentido, mas seguem reproduzindo. Esse grupo não pensa duas vezes em tentar trapacear, incluindo medidas estúpidas. Não ponderam, mas quando são desmentidos, pedem desculpas com a maior cara-de-pau.

E lamentavelmente, essa mentira foi reproduzida na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. Aliás, não raro as chamadas fake news são tema de pronunciamentos no Legislativo local. Um desrespeito à comunidade, entretanto, prática muito corriqueira.

 

Lula não mostrou empatia

Deixando claro que o presidente Lula cometeu um erro ao não vir ao Rio Grande do Sul. A alegação é que ele teria que comparecer ao desfile de 7 de setembro. Poderia deixar Alckmin no desfile e vir ao Estado, onde a situação é muito grave, muito mais importante do que qualquer cerimônia.

 

Ataques ao Exército

Outra situação patética registrada na Câmara de Vereadores na última segunda-feira refere-se a críticas feitas à atuação do Exército em relação ao atendimento aos atingidos pela tragédia das enchentes.

Vereadores que até bem pouco tempo “imploravam” para o Exército atentar contra o sistema democrático, agora atacam, chegando a perguntar qual a função da instituição.

Em muitas oportunidades fiz essa indagação, por entender que uma instituição com um quadro tão qualificado e numeroso tem a possibilidade de ter uma contribuição muito mais útil para a sociedade. Entretanto, quando fiz essa indagação, fui atacado, xingado e taxado de “comunista” pelos mesmos que agora repetem a pergunta.

Continuo com o mesmo pensamento. Eles mudaram? Não. Agora agem por pura politicagem, barata e rasteira, o que também não é nenhuma novidade.

 

B Com no Vale do Taquari

E a crítica ao Exército feita por vereadores do PRTB de Santo Ângelo é descabida, também, pelo fato de que militarem do 1º Batalhão de Comunicações local foram ao Vale do Taquari, trabalhando nas operações de atendimento aos atingidos pela tragédia. Portanto, desinformação completa.

Foram 15 homens do B Com para Roca Sales, auxiliar no restabelecimento do sistema de internet e instalar dois geradores, dando suporte ao 6º B Com, de Bento Gonçalves.

 

Agricultura familiar segue sendo fortalecida

 

Uma das ações exitosas do poder público de Santo Ângelo é o incentivo à agricultura familiar. A lei municipal de incentivo ao setor e as ações diretas beneficiando pequenos produtores resulta no avanço das agroindústrias e expansão da produção da agricultura familiar.

Esse trabalho teve início na gestão do deputado Eduardo Loureiro como prefeito. Foi retomado no primeiro mandato do prefeito Jacques Barbosa e segue avançando.

Diomar Formenton, atual diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, sempre esteve envolvido nesse processo. Sempre trabalhou com a área e sabe fazer a ligação com os demais setores e construir ações que geram resultados positivos.

Aumentar a renda e a geração de empregos no meio rural não é tarefa fácil. Porém, é possível a prova está aí.

Nesta semana, os produtores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) participaram de uma reunião onde a Cooperativa Terra Livre mostrou interesse para a aquisição da produção local. Mais uma alternativa para aumentar a renda da agricultura familiar, que é fruto de ações integradas e profícuas.

 

 

Todos podem ajudar

O auxílio para os atingidos pelas enchentes pode ser feito por qualquer pessoa interessada, basta reunir as doações e levá-las até o pavilhão 1 do Parque de Exposições, das 9 às 19 horas.

O pedido principal de ajuda envolve os seguintes produtos: balde, vassoura, rodo, sabão em pó, sabão em barra, escova de dente, creme dental, sabonete, leite, bolacha, café, açúcar, achocolatado, fraldas infantis e geriátricas, lençóis, fronhas, cobertas, toalhas de banho e de rosto.

Qualquer quantidade é importante. Os donativos são selecionados e organizados conforme a necessidade de cada município atingido pelas enchentes. Lembrando que a tarefa da reconstrução não será nada fácil e a tragédia exigirá que o povo gaúcho siga exercendo a sua solidariedade.

  

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Alguém notou algum movimento expressivo dos senadores gaúchos sobre a tragédia que atinge o Rio Grande do Sul? Tem muitos que nem lembram quem são os três senadores gaúchos dada a pálida atuação do trio.

 

SÓ PARA LEMBRAR

Entramos na segunda quinzena do mês de setembro e o encaminhamento para o fim do ano fica evidente. A tragédia do Vale do Taquari e o excesso de chuvas que atinge o Rio Grande do Sul vai mudar esse cronograma. Passaremos o Natal e entraremos em 2024 ainda sentindo os efeitos do clima e suas conseqüências. 

 

PARA REFLETIR

“Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós”. Franz Kafka.



Compartilhe essa notícia: