terça-feira, 16 de julho de 2024
Publicado em 13/06/2024 às 16:42

Diálogo aberto com a comunidade sobre contrato com a Corsan

Diálogo aberto com a comunidade sobre contrato com a Corsan
Foto: Fernando Gomes/Prefeitura de Santo Ângelo

A audiência pública realizada na última terça-feira abriu espaço para a discussão do contrato entre o Município e a Corsan para toda a comunidade. A proposta da Companhia foi divulgada em todos os seus quesitos, além disso, dúvidas puderam ser sanadas e sugestões apresentadas.

É preciso deixar claro, a discussão ocorre por vontade do prefeito Jacques Barbosa. Ele chegou a falar sobre isso na reunião ao responder um questionamento completamente fora de sentido.

A legislação não exige a realização de uma discussão pública sobre o contrato. E Jacques poderia ainda ter negociado um valor menor, colocado no caixa da Prefeitura e encerrar seu mandato sem problemas. Mas ao contrário, pensa no futuro, discute valores significativos para serem recebidos em dez anos e defende a priorização contratual de obras de saneamento e prevenção a alagamentos.

Agora, o assunto vai para a Câmara de Vereadores, o que também não é obrigatório, porém, está dentro da proposta de ampla discussão com a comunidade estabelecida pelo prefeito.

 

 Vandalismo é uma praga



O caso desta semana é mais um dentre tantos que se verifica na cidade. As mais de 20 árvores danificadas são mais um exemplo do quanto a ação de um ou mais vândalos é prejudicial para a comunidade.

Não tem justificativa. Ninguém, nem mesmo o vândalo ganha alguma coisa com isso. Porém, a punição praticamente não ocorre. Deveria ser exemplar, e pública, para inibir outros imbecis que possam ter a ideia de provocar danos semelhantes.

Me parece não ser muito difícil chegar aos responsáveis. O sistema de câmeras de segurança está em quase todas as partes, sejam imóveis particulares, comerciais e públicos.

De outra parte, as pichações nas paredes da Catedral Angelopolitana e nos arcos dos 30 povos da Praça Pinheiro Machado também não parece ser difícil de identificar, afinal, os vândalos picham os endereços de suas redes sociais nesses locais. Com disposição de fazer o levantamento e pesquisar nas redes se chegará aos idiotas. Basta querer.

 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

A discussão sobre a proposta do novo contrato com a Corsan será debatida em alto nível na Câmara de Vereadores foi foi na audiência pública ou  a politicagem será superior?

 

SÓ PARA LEMBRAR

No dia 23 deste mês deve ser anunciada a data de realização do 15º Canto Missioneiro. O festival deve ocorrer em outubro. Inicialmente a proposta é pela realização na Praça Pinheiro Machado, o que não ocorre há 11 anos. A ideia é excelente, porém, como trata-se de espaço aberto é preciso contar com a colaboração do tempo.

 

PARA REFLETIR

Caminhe lentamente, não se apresse, pois o único lugar ao qual tem que chegar é a si mesmo." Ortega y Gasset



Compartilhe essa notícia: